USF do Jardim São Rafael vai atender mais de 2 mil pessoas

0

 

 

A Prefeitura de São Carlos entregou na manhã deste sábado (18), a Unidade de Saúde da Família “Dr. Alberto Labadessa”, homenagem instituída através de Lei de autoria do vereador Marquinho Amaral, localizada na rua Antônio Flosi, nº 25, no Jardim Tangará.

O imóvel locado pelo município foi reformado e adequado para funcionar como Unidade de Saúde da Família (USF), para atender 2.180 pessoas (768 famílias) de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, moradores dos bairros Jardim Tangará e São Rafael. A área de abrangência da USF será dividida em micro áreas de atendimentos e cada agente comunitário de saúde ficará responsável pelo atendimento de 192 famílias, ou seja, em torno de 600 pessoas.

A USF do São Rafael tem equipe de saúde composta por médica de saúde da família, enfermeira, dois auxiliares de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, três agentes comunitários de saúde e um auxiliar de serviços gerais.

O prefeito Airton Garcia lembrou que a região do Jardim São Rafael tinha carência de uma Unidade de Saúde da Família. “Quando os moradores ficavam doentes ou tinham febre não tinham para onde correr. Então, essa unidade de saúde resgata uma dívida que a Prefeitura tinha, na área de saúde, com a população desta região”, disse.

O secretário Municipal de Saúde, Caco Colenci, enfatiza que a estratégia de atendimento é promover saúde e prevenir doenças.  “Vamos descentralizando o atendimento das unidades de saúde para atender nessa região da cidade uma população superior a duas mil pessoas A USF busca mais promover saúde do que cuidar da doença, as ações preventivas são muito bem vindas à área de saúde porque se evita a hospitalização e o aumento do custo de toda a estrutura. Queremos ampliar o máximo possível a estratégia do Programa de Saúde da Família em toda a cidade”, disse Colenci.

O deputado federal, Lobbe Neto, lembrou que existe grande demanda na área de saúde em São Carlos e outras cidades da região e todo investimento nessa área é importante. “Nós ajudamos a Secretaria de Saúde através de emenda parlamentar, comprando equipamentos, melhorando algumas condições das unidades de saúde e isso se faz necessário. Queremos parabenizar o secretário Caco Colenci, toda a equipe de saúde, a Prefeitura, por estar ampliando o sistema de saúde e atender as famílias de São Carlos”, disse Lobbe Neto.

Ana Maria Granzotto, esposa do Dr. Alberto Labadessa agradeceu ao vereador Marquinho Amaral pela Lei que deu nome a USF do Jardim São Rafael. “É com muita satisfação e alegria que recebemos essa homenagem, acho que é muito merecida a homenagem feita ao Alberto, porque ele fez muita coisa pela área de saúde, principalmente para os mais carentes. A vida dele sempre foi dedicada para atender as pessoas mais necessitadas, estamos muito felizes com a homenagem”, disse Ana Maria Granzotto.

“Um homem de uma cultura imensa, iluminado, inteligente capacitado para resolver os problemas tanto médicos quanto da vida. Poucos amigos que perdi me fizeram chorar, mas o Alberto me fez chorar. Um homem simples porque resolvia as coisas com muita facilidade”, assim descreveu o vereador Chico Louco, amigo de Alberto Labadessa.

Participaram da inauguração da USF do Jardim São Rafael, o prefeito Airton Garcia, o vice-prefeito e secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Giuliano Cardinali, o deputado federal Lobbe Neto, Ana Maria Granzotto, esposa do homenageado, Gerson Edson Toledo Pizza diretor-presidente da Rádio Intersom FM, Israel Segnaro, representando o deputado estadual Roberto Massafera, o vereador Francisco Carvalho (Chico Louco), representando a Câmara Municipal de São Carlos, os vereadores Aleksander Vieira (Malabim), João Muller, Edson Ferreira, Cidinha do Oncológico, Leandro Guerreiro, os secretários municipais Caco Colenci, de Saúde, Glaziela Marques, Cidadania e Assistência Social, Edson Fermiano, Governo, Edson Ferraz, Esporte e Lazer, Reginaldo Peronti, Obras, Mariel Olmo, Serviços Públicos, tenente-coronel Samir Gardini, diretor de Políticas Institucionais, Michel Yabuki, Comandante da Guarda Municipal, Julio Ferreira, presidente da Prohab, Juliana Cortes, diretora do PROCON São Carlos, Cesar Maragno, diretor do SIBI, Antonio Carlos Catharino, assessor especial de gabinete, Izaulina Jacomazzi diretora de Gestão Administrativa e Financeira da Saúde, Natanel Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde, entre outras autoridades, médicos, familiares e funcionários da Secretaria de Saúde.

Entre os procedimentos de saúde oferecidos pela USF do Jardim São Rafael estão o acolhimento do pacientes, visitas domiciliares, consultas médicas e de enfermagem, consultas odontológicas, atendimento a saúde da criança, gestante, puerperal, saúde do adulto, exames de papanicolau, teste de gravidez, exame do pezinho, retirada de pontos, curativos, inalação, agendamento de exames de especialidades, administração de medicamentos, vacinação, aferição de temperatura e pressão arterial, glicemia capilar, entrega de leite, fraldas e cadastro e pesagem do programa Bolsa Família.

Quem foi Alberto Labadessa – Dr. Alberto Labadessa nasceu em 18 de fevereiro de 1941 e faleceu em São Carlos no dia 21 de outubro de 2016.  Pai de três filhos Luís Mário Labadessa, Luis Paulo Labadessa e Luis Alberto Labadessa e avô de oito netos.  Durante muitos anos atuou como médico e empresário em São Carlos, participou da diretoria da Companhia Brasileira de Tratores (CBT) onde chegou a ocupar o cargo de presidente. Na vida empresarial se destacou como presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores de foi diretor do CIESP em duas gestões. Como médico Alberto Labadessa foi secretário municipal de saúde nos governos dos ex-prefeitos Dagnone de Melo e Neurivaldo José de Guzzi, atuou ainda como médico e diretor da Casa de Saúde, além da direção do Hospital Hermínia Morganti de Ibaté, participou por muitos anos como comentarista do Programa Intersom debates, sendo respeitado por suas opiniões, imparcialidade e competência.

Share.

About Author

Leave A Reply