Sistema Detecta entra oficialmente em operação nesta quinta-feira em São Carlos

0

Expansão do Sistema Detecta

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo e da Guarda Municipal, fará uma demonstração nesta quinta-feira (19), a partir das 15h, no auditório do Paço Municipal, de como o Sistema Detecta está sendo operacionalizado em São Carlos.

O Detecta é um sistema de monitoramento inteligente, o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados, clonados e outros relatórios inteligentes para a segurança pública.

Em setembro do ano passado o Diário Oficial do Governo do Estado São Paulo publicou o convênio GSSP/ATP 123/17, Processo 6.911/17, incluindo São Carlos no sistema Detecta da Secretaria de Segurança Pública.

São Carlos é a primeira cidade a ter uma plataforma compatível com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, PRODESP, que é o sistema GENETEC. “Na verdade o Detecta incorpora as câmeras de monitoramento da Guarda Municipal”, explicou Samir Gardini, diretor do Departamento de Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo, ressaltando que após a liberação do link, que é o acesso, a Prefeitura resolveu fazer uma demonstração do sistema em funcionamento.

Os radares que possuem a tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) também estão incorporados ao sistema. Os radares não são para autuação de trânsito e sim para fins criminais.

“As imagens passam por um sistema de vídeo analítico de um software inteligente e trazem excelentes resultados. Não apenas com relação aos veículos, mas também elucidando e ajudando a prender, fugitivos, estelionatários e sequestradores. É um trabalho e uma ferramenta muito importante para a segurança pública”, finaliza Samir Gardini.

Para implantar o sistema de monitoramento houve a necessidade de adquirir o software federado da empresa GENETEC, doado ao município pelo Rotary Clube São Carlos Clima.

Hoje São Carlos possui 24 câmeras, 19 em operação, na Central de Monitoramento da Guarda Municipal.

Share.

About Author

Leave A Reply