Secretaria de Saúde instala brinquedotecas nas unidades de saúde

0

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a instalação de brinquedotecas em todas as unidades de básicas de saúde (UBS’s), unidades de saúde da família (USF’s), Centro Municipal de Especialidades (CEME) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

As brinquedotecas são espaços com brinquedos e jogos educativos, destinados a estimular as crianças e seus acompanhantes a brincar. A implantação dessa estrutura faz parte de ações de humanização da rede de saúde, proporcionando um ambiente enriquecedor que oferece estímulos de socialização entre as crianças. Além de propiciar um espaço diferenciado para o público infantil, ainda tem a função de ajudar a desmistificar o medo do ambiente médico e melhorar o vínculo entre comunidade e profissionais da saúde.

Segundo o secretário de Saúde de São Carlos a intenção é oferecer as crianças um atendimento mais humanizado, promovendo a distração das crianças enquanto aguardam atendimento médico, seja para elas ou para os pais. “A sugestão foi da nossa diretora do Departamento de Gestão e Cuidado AmbulatorialCrislaine Mestre, porém para viabilizar o projeto contamos com o apoio da Secretaria de Educação que está fornecendo os livros infantis para as brinquedotecas e da Câmara Municipal, já que muitos vereadores destinaram emendas parlamentares que estamos aplicando na reestruturação da rede municipal de saúde”, destaca Caco Colenci.

“A brinquedoteca é um sucesso em todos os locais que são montadas. As crianças ficam brincando junto com os pais, não ficam mais ociosas enquanto esperam atendimento. Tenho certeza que a iniciativa vai ter grande aceitação”, disse Crislaine Mestre, diretora do DGCA.

Além dos brinquedos também são oferecidos livros infantis. Já estão em funcionamento as brinquedotecas do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e da Unidade Básica de Saúde do Maria Stella Fagá.

Share.

About Author

Leave A Reply