Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal promove o Mês de Cuidado com a Saúde do Professor

0

 

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal, está oferecendo uma série de palestras para os professores da rede municipal de ensino com o tema “Orientação para a Promoção à Saúde Mental”.

O objetivo principal é promover palestras com orientações que possibilitem a melhoria da qualidade de vida dos professores provocando reflexões acerca dos processos de prevenção para com a saúde física e emocional levando-os a atentarem-se aos costumes e hábitos simples praticados no seu dia a dia.

A Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor – SASS/SMAGP fez o mapeamento dos principais motivos de afastamentos apresentados pelos docentes e concluiu que as doenças que mais acometem os professores da rede municipal tem origem nas questões emocionais.

“Trata-se de um evento exclusivo para docentes relacionado a questões de saúde mental”. As palestras abrangem as questões psicológicas, físicas e emocionais, explica Aline Marques, chefe da Seção de Acompanhamento da Saúde do Servidor.

“O aumento de casos com questões emocionais pode ser observado através dos atestados de trabalho. Há uma grande preocupação com os servidores nessa questão, tudo isso devido á rotina de trabalho, excesso de informação, cronograma escolar, o estresse diário. Dessa preocupação e mapeamento surgiu esse evento de cuidado com servidor e agora em especial com os professores”, explicou a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Antunes.

O projeto de inclusão de palestras com assuntos relacionados à saúde mental está sendo desenvolvido dentro do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo – HTPC (tempo este destinado a atividades extraclasses, para que o docente planeje suas aulas e aperfeiçoe a prática pedagógica). “Entendemos que dessa forma podemos beneficiar de modo efetivo aproximadamente 1.400 professores da rede municipal de ensino”, finaliza a secretária de Administração e Gestão de Pessoal.

“Nosso objetivo é oferecer qualidade de vida para nossos servidores e também oferecer um serviço público de qualidade, para isso é fundamental o equilíbrio. Nós estamos vivendo um momento de muito distúrbio na economia e de insatisfação e que tem reflexo direto no trabalho do servidor também. O foco no professor está na melhoria do aprendizado com exercícios e a neurociência para que ele possa ser um reprodutor dessa qualidade de vida que nós estamos oferecendo nesse momento”, explica Nino Mengatti, secretário de Educação.

A palestra que aborda “A Saúde Mental nos Tempos Modernos” está sendo ministrada pela Terapeuta Ocupacional e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Alana de Paiva F. Gozzi e a palestra com o tema “Música, Movimento e Relaxamento” pela professora Marlucci Rios. As palestras trazem aos docentes informações voltadas para a saúde física e principalmente emocional, possibilitando a reflexão dos hábitos praticados no cotidiano profissional e pessoal.

“A ideia é conscientizar e sensibilizar o professor sobre esse tema, da saúde mental e também promover o autocuidado”, conta a palestrante Alana de Paiva F. Gozzi.

“O objetivo é trabalhar a terapia anti-stress com atividades lúdicas para potencializar a qualidade de vida, então, cantamos, dançamos e fazemos exercícios de relaxamento. A intenção é que estes exercícios fiquem recomendados como novos hábitos diários, inseridos na rotina do professor. Também repasso técnicas de forma muito simples e bem humorada”, comenta Marlucci Rios.

Até o momento 480 professores já participaram das palestras que começaram a ser ministradas no dia 23 de outubro e continuam até o próximo dia 27 de novembro.

Nos dias 6, 13 e 27 de novembro as palestras serão ministradas das 18h30 às 20h no Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), localizado na rua São Paulo, nº 745, no centro.

Share.

About Author

Leave A Reply