Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida participa de audiência pública

0

 

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Carlos participou nesta segunda-feira (26), na Câmara Municipal, da Audiência Pública sobre a Lei Federal 12.764/12 que institui a Política Nacional de Proteção e Direito da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Promovida pelas Comissões de Saúde e Promoção Social e de Direitos da Pessoa com Deficiência, a Audiência tratou de assuntos relacionados às políticas públicas e maior acessibilidade aos deficientes em geral. “A Secretaria participa e apoia os eventos que tratam das mais variadas deficiências. Hoje, trabalhamos para o fortalecimento das políticas públicas voltadas aos deficientes, oferecendo atendimento jurídico, orientações para compra de veículos, entre outros tipos de assistência para essa população. Também fizemos uma parceria com a Defensoria Pública para um atendimento especial na área jurídica”, contou o secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, José Paulo Gomes.

Outro trabalho desenvolvido pela Secretaria é o cadastro da pessoa com deficiência. O cadastro tem como finalidade identificar quem são as pessoas que tem algum tipo de deficiência, seja ela física, mental, intelectual ou sensorial, em São Carlos. “Nós precisamos conhecer quem são, quantos são, onde vivem, qual a condição social e quais os tipos de deficiência do município de São Carlos. Só conhecendo essa população é que vamos poder direcionar o trabalho da Secretaria. Fizemos uma parceria com o SAAE e a partir desse mês ganhamos mais um meio de chegar a esse deficiente através da conta de água. Os deficientes precisam atender esse chamado”, explicou o secretário José Paulo Gomes.

O cadastro pode ser feito no site da Prefeitura – www.saocarlos.sp.gov.br. Para quem não tem acesso à internet, é só procurar a secretaria, na rua Itália, 756, na Vila Prado. Quem não tem condições de ir até lá, também pode ligar, o telefone é (16) 3306-8523 e o email: [email protected].

Dia Internacional da Síndrome de Down – Na semana passada, a chefe de gabinete da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Carla Campos, participou na UFSCar, do Dia Internacional da Síndrome de Down. A abertura do evento foi com o Grupo de Dança da APAE São Carlos. “O encontro teve três palestras com temas de saúde, aprendizado e estimulação das crianças com Down nos primeiros anos de vida. Depois teve uma roda de conversa sobre Saúde de pessoas com Síndrome de Down”, contou Carla Campos.

Share.

About Author

Leave A Reply