São Carlos poderá receber Rede Lucy Montoro

0

 

 

A Prefeitura de São Carlos negocia com o Governo do Estado e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a implantação de uma oficina de prótese e órtese. São Carlos poderá fazer parte da Rede Lucy Montoro e atender a região com prótese e órtese. A proposta do secretário José Paulo Gomes, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, é colocar em funcionamento uma oficina na UFSCar, através de uma parceria com o Governo do Estado.

Na semana passada, o secretário esteve em São Paulo e apresentou o projeto a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella. “São Carlos e região tem uma demanda grande por prótese e órtese. A proposta é implantar uma oficina na cidade por meio da Rede Lucy Montoro. O espaço na UFSCar já existe e está parado. Temos o apoio da reitora da UFSCar, Profª Drª Wanda Hoffaman”, afirmou José Paulo.

A Rede Lucy Montoro tem como objetivo proporcionar reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Segundo a secretária estadual, a proposta é viável. “São Carlos é uma cidade importante para o Estado de São Paulo, seja pela sua economia e ou pela sua vocação educacional, com duas grandes universidades públicas. Hoje, a equipe do prefeito Airton Garcia tem um significado muito grande para o governo estadual. Discutimos longamente estratégias que possam ter significados não apenas para São Carlos, mas para toda a região”, afirmou secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Para a secretária, as ações propostas pelo município vão trazer melhorias não só para essa população. “Na nossa conversa, pensamos em como nós podemos reduzir as filas de órteses e próteses e meios auxiliares de locomoção, como podemos valorizar e empoderar as pessoas com deficiência dentro do município, além de discutir os benefícios em levar um pouco de conhecimento e conteúdo para estudantes das várias carreiras de graduação, através de um projeto desenvolvido dentro da universidade”.

No início da semana, o encontro do secretário José Paulo Gomes foi com a reitora da UFSCar,Profª Drª Wanda Hoffmann. “Apresentamos o projeto para a reitora e concluímos que é possível sim implantar a oficina. Estaremos favorecendo o meio acadêmico, formando profissionais e atendendo a comunidade da região”, afirmou o secretário.

Segundo a reitora, a Universidade está pronta para as parcerias. “Para nós da UFSCar, esse é um momento importante para celebrar as parcerias. Essa parceria nos possibilita atender nossos alunos, a Prefeitura, o Estado e principalmente, a população. É uma possibilidade muito interessante e estamos à disposição para construir essa parceria. Agora, vamos estudar como a Universidade pode ser inserida no projeto e dar os andamentos internos”, afirmou Wanda Hoffmann.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida vai dar andamento as conversas e relatórios. “Depois que a UFSCar apresentar o relatório interno, a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência enviará para São Carlos uma equipe técnica para uma avalição, verificando espaço, equipamentos existentes, equipamentos que serão necessários e discutir como será o convênio e a parceria com a Rede Lucy Montoro”, concluiu secretário José Paulo.

Também participaram dos encontros a chefe de gabinete, Carla Campos e a diretora de Defesa da Pessoa com Deficiência de São Carlos, Rosana Mangili.

Share.

About Author

Leave A Reply