São Carlos adere ao Programa Município VerdeAzul

0

 

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, José Galizia Tundisi, que também comanda o Meio Ambiente - DIVULGAÇÃO

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, José Galizia Tundisi, que também comanda o Meio Ambiente – DIVULGAÇÃO

Sec. José Galizia Tundisi (3)

 

Melhorar a colocação de São Carlos no ranking do Programa Município VerdeAzul é o mais novo desafio da administração do prefeito Airton Garcia. Para a missão, um especialista, José Galizia Tundisi, professor doutor e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. “A meta é melhorar a colocação de São Carlos no ranking dos municípios VerdeAazul. No ano passado, a cidade ficou em 162º (após análise de recursos). Temos que nos aprofundar nas questões ambientais da cidade”, disse Tundisi.

O município aderiu à participação no Programa no início da gestão, se comprometeu em apresentar um Plano de Gestão Ambiental com ações, projetos, programas, medidas, dados e metas para a implantação e desenvolvimento das 10 diretivas previstas no Programa. “Já estamos trabalhando. Estou pedindo ajuda de todas as secretarias do município. Conversando com os municípios que ocupam as primeiras colocações para troca de informações e treinamentos e discutindo parcerias com municípios da região para tocar projetos em conjunto” afirmou o secretário.

Para o professor Tundisi, aceitar a proposta do Município VerdeAzul demonstra como administração vai lidar com o meio ambiente. “Considero um grande avanço para a cidade. Temos alguns desafios. O maior na área de resíduos sólidos. Precisamos montar o plano municipal de resíduos sólidos. Além disso, precisamos trabalhar para a criação de parques florestais urbanos. Eles são extremamente importantes e vão permitir que a cidade amplie as áreas verdes. E investir em educação ambiental”.

A criação da secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia também vai ajudar no desenvolvimento dos projetos. “A Secretaria vai nos dar mais independência, mais liberdade para tratar as ações ambientais. Todas essas atitudes vão colocar o município numa posição maior não só no Estado de São Paulo, mas junto ao Governo Federal”, contou Tundisi.

Sobre o PMVA – O Programa Município VerdeAzul foi criado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. A participação do município no Programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

A avaliação do município é realizada a partir de estimativas sobre Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Share.

About Author

Leave A Reply