SAMU recebe duas novas motolâncias

0

 

 

As motos foram adquiridas com emenda parlamentar do vereador Elton Carvalho

O prefeito Airton Garcia e o secretário de Saúde, Caco Colenci, juntamente com o vereador Elton Carvalho, entregaram na manhã desta quinta-feira (17), duas novas motolâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Os veículos foram adquiridos com emenda parlamentar, no valor de R$ 50 mil, do vereador Elton Carvalho. A Prefeitura também investiu outros R$ 20 mil para equipar as motocicletas de acordo com as regras do Ministério da Saúde.

De acordo com o vereador a emenda parlamentar foi destinada a partir de um projeto que recebeu do Grupo de Motolância Atendimento de Urgência do SAMU (GMAU). “Recebi da Claudete, técnica de enfermagem e do Raphael do GMAU um excelente projetos com detalhamento da viabilidade técnica, funcional e espacial do investimento. Entendemos a necessidade e garantimos a aquisição de veículos mais potentes. Agora com as motos de 500 cilindradas as equipes poderão circular nas rodovias, o que vai melhorar ainda mais o tempo resposta, já que para chegar a certas regiões da cidade é bem mais rápido se utilizarmos as rodovias. Fizemos um levantamento e no primeiro semestre do ano passado as motolâncias atenderam 716 chamados, estabilizando os pacientes clinicamente ou, no caso de acidentes, proporcionando os primeiros socorros. Entendo que o SAMU melhor equipado significa melhoria no atendimento à população”, ressaltou o vereador Elton Carvalho.

Segundo Raphael Arosti, instrutor estadual do GMAU, a substituição das motolâncias representa agilidade nos serviços de urgência e emergência, já que as motos são utilizadas exatamente em emergências que necessitam de um tempo resposta menor. “Elas são mais confiáveis, mais seguras e mais potentes que o modelo padrão enviado pelo Ministério da Saúde em 2008 para a Prefeitura de São Carlos. As novas motolâncias correspondem a uma unidade de suporte básico, pois são equipadas com os mesmos aparelhos, sendo que muitas vezes fazemos o primeiro atendimento e não é necessário mais encaminhar a ambulância”, explica o instrutor agradecendo a Prefeitura e o vereador pela conquista.

“Com mais essa entrega vamos fechando a substituição da frota do SAMU. Já entregamos 2 ambulâncias zero quilometro, agora as duas motolâncias e aguardamos o repasse, por parte do Governo Federal, de mais 2 ambulâncias novas. A substituição da frota é sinônimo de mais segurança para usuários e funcionários”, explica Caco Colenci, secretário municipal de Saúde.

“Com ajuda dos vereadores vamos atendendo as demandas da área da saúde. Agradeço o vereador Elton Carvalho pela destinação da emenda. Todo mundo ajudando um pouco conseguimos resolver os problemas com maior rapidez”, comentou o prefeito Airton Garcia.

Também participaram da solenidade de entrega das motolâncias o diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar, Marcos Palermo, Samir Gardini, diretor de Política Institucional da Secretaria de Governo, Michael Yabuki, comandante da Guarda Municipal, o assessor parlamentar Paulo Melo, representando o deputado federal Lobbe Neto e a equipe de socorristas.

Share.

About Author

Leave A Reply