Programa Mulheres de Peito inicia atendimento em São Carlos

0

 

O governador Geraldo Alckmin Participa da Entrega de Carreta do Programa “Mulheres de Peito” em Diadema, São Paulo.Data: 05/02/2014. Local: São Paulo/SP.
Foto: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA

Os exames estão sendo feitos na Praça do Mercado

 

São Carlos recebe a partir desta quarta-feira (4), o Programa Mulheres de Peito. A carreta está instalada na Praça do Mercado e ficará na cidade até o dia 21/7 para a realização de exames de mamografias.

O programa incentiva mulheres a realizarem exames preventivos de mamografia. Os exames serão realizados de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h com distribuição de 50 senhas e aos sábados, das 9h às 12h, com distribuição de 25 senhas.

Podem fazer o exame mulheres com idades entre 35 a 49 anos, com pedido do médico e mulheres acima de 50 anos mesmo sem encaminhamento. É necessário apresentar cartão SUS e RG. Quem não tem solicitação médica pode procurar a Unidade de Saúde e mesmo sem consulta agendada, o pedido será feito pela enfermeira.

O Programa Mulheres de Peito foi criado na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com o objetivo de conscientização destas mulheres sobre a importância da realização do exame, assim como a facilidade do acesso ao mesmo, através da dispensa do pedido médico, facilidade de agendamento e garantia do tratamento logo após a confirmação do diagnóstico.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde – A OMS estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer.

A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.

Existe também a predisposição genética, que não é tão significativa, pois representa de 5% a 10% dos casos, mas serve como alerta.

Os fatores que predispõem as mulheres ao câncer de mama são classificados entre os inevitáveis e os que podem ser evitados por meio da mudança ou incorporação de hábitos e comportamentos, possibilitando assim a intervenção direta dos programas de prevenção.

Serviço

 

2/07 a 19/7 – exames de mamografias com distribuição de senhas.

20/7 e 21/7 – exames complementares marcados.

Local – Praça do Mercado Municipal

Horário | Número de senhas

Segunda à Sexta – 9h às 17h – 50 senhas

Sábado – 9h às 12h – 25 senhas

Público alvo

Mulheres 35 a 49 anos – Pedido médico, cartão do SUS e RG.

Mulheres acima de 50 anos – Cartão do SUS e RG.

Share.

About Author

Leave A Reply