Programa Criança Feliz será implantado em Ibaté

0

A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, aderiu ao Programa Criança Feliz, que tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos de idade por meio de equipes que visitam as famílias beneficiárias do Bolsa Família, acompanhando e dando orientações para fortalecer vínculos familiares e comunitários e estimular a evolução infantil.
Os profissionais das equipes são capacitados em diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc.
De acordo com Adriana Ap. C. Adegas Martineli, coordenadora do Criança Feliz no município, o Programa busca promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância considerando sua família e seu contexto de vida, fortalecendo a trajetória brasileira de enfrentamento da pobreza, com redução de vulnerabilidades e desigualdades e potencializando a integração do acesso à renda com inclusão em serviços e programas.
Os objetivos do Programa é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados
perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.
Em Ibaté, todas as ações de atendimento ao público serão organizadas e implementadas no território por meio de visitas domiciliares, de forma a complementar as já desenvolvidas pelo “Programa de Atenção Integral à Família (PAIF)”, tendo como referência o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Para este fim, a Secretaria de Desenvolvimento Social participou de um Seminário Regional, voltado aos municípios que implantarão o Programa Criança Feliz.
Agora, o município precisará desenvolver uma agenda articulada em âmbito local na perspectiva de atenção integral às famílias participantes do Programa. “Só com essa construção, todos sabem, é possível cumprir princípios que o Programa estabelece em consonância com o Sistema Único de Assistência Social”, finalizou Adriana.

Share.

About Author

Leave A Reply