Profissionais renomados vão ministrar cursos gratuitos de teatro e dança para profissionais de São Carlos

0

 

Profissionais como Talita Bretas, Deca Madureira, Raquel Gouvêa, Sérgio de Carvalho, Laís Marques, Mariana Tenório estarão em São Carlos ministrado cursos de aprofundamento nas áreas de dança e teatro. Os cursos serão oferecidos no CEMAC (Centro Municipal de Artes e Cultura) e as inscrições estão abertas.

Os cursos são destinados a profissionais, estudantes ou praticantes da área, maiores de 18 anos. “Os cursos terão seis encontros e cada encontro traz um profissional diferente e de renome. Tanto na dança como no teatro serão trabalhados temas específicos e importantes dentro dos cenários. Podem participar pessoas já envolvidas com as áreas, sejam de forma profissional ou amadora, estudantes ou professores”, informou Ligia Gomes, arte educadora do CEMAC.

As aulas serão às segundas-feiras, com 8 horas de duração.  A proposta é ter momentos explanatórios e vivenciais, alinhavando teoria e prática. “São Carlos possui um grande número de educadores, artistas profissionais ou amadores em dança e teatro. Acreditamos que estes cursos vão contribuir para ampliação do repertório artístico, técnico e criativo desse público”.

Os cursos são oferecidos pela Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura, em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura do Estado de São Paulo. “Essa é a consolidação de um trabalho e o fortalecimento da cultura no município que se perdeu no decorrer do tempo. São Carlos tem muitos profissionais do teatro e da dança. Uma das metas do CEMAC quando inaugurado e, um dos compromissos do prefeito, foi de atender esse público, oferecendo requalificação profissional. Quando fizemos o convênio com o Governo do Estado essa também foi uma proposta”, afirmou Carlos Alberto Caromano, chefe de Difusão Cultural.

A inscrição é gratuita e quem tiver presença em pelo menos 4 encontros terá certificado. São 20 vagas por curso. Outras informações e inscrição no CEMAC, localizado na rua São Paulo, 745, Centro, telefone (16) 3419-8997.

Programação:

 

Aprofundamento em Dança

09/04 – Novo olhar sobre os campos de atuação para profissionais da dança – TALITA BRETAS – Museu da Dança;

14/05 – Danças Brasileiras – DECA MADUREIRA – Cia. Brasílica;

11/06 – Danças Urbanas – FRANK EJARA – Cia. Discípulos do Ritmo, MC e DJ;

06/08 – Técnica corpóreo energética para improvisação em dança – Raquel Gouvêa – Doutora em Educação – Laborarte/UNICAMP;

10/09 – Dança Moderna – Robson Lourenço – Universidade Anhembi Morumbi;

08/10 – Dança Afro – Mika Rodrigues – Instituto Brincante.

Aprofundamento em Teatro

16/04 – História do teatro e reflexões sobre a poética da dramaturgia contemporânea – Laís Marques;

28/05 – Preparação do Ator: um olhar para a proposta de Stanislavski – Marina Tenório;

18/06 – Teatro de Rua – Lydia Del Picchia – Grupo Galpão;

20/08 – Brecht e o teatro épico dialético – Sérgio De Carvalho – Cia. do Latão;

24/09 – Teatro físico / LUME;

22/10 – Augusto Boal e o Teatro do Oprimido – Yara Toscano – Mudança de Cena/ Núcleo Em Quadros de Teatro.

Share.

About Author

Leave A Reply