Prefeitura vai encaminhar à Câmara projeto para doação de área para construção de Unidade do SEST SENAT

0

 

 

O prefeito Airton Garcia, juntamente com o vice-prefeito e secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Giuliano Cardinali, e os secretários de Governo, Edson Fermiano, de Educação, Nino Mengatti e de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, recebeu na manhã desta terça-feira (31), no Paço Municipal, a superintendente do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), Sandra Caravieri, o presidente do Sindicato dos Empresários de Transporte de Cargas da Região, Natal Arnost Júnior, Amarildo Erlo Júnior, consultor e Paulo Melo, assessor do deputado federal Lobbe Neto. Na pauta da reunião a definição da área que o município pretende doar para que o SEST SENAT construa uma unidade operacional em São Carlos, um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões.

O SEST SENAT são entidades civis do Sistema “S”, como SESC, SENAC, SESI, SEBRAE, entre outros, sem fins lucrativos. Elas foram criadas em 1993, pela Lei 8.706, a partir de um processo de conscientização do setor e de entidades sindicais. ​As entidades têm se firmado como substanciais colaboradores para o desenvolvimento do setor de transporte do país, atuando na formação e na qualificação de profissionais para o mercado, aptos às novas tecnologias e às complexas formas de trabalho. Para a preparação, a promoção do emprego e renda e, acima de tudo, o sucesso profissional dos trabalhadores, as entidades oferecem cursos e serviços especializados, garantindo maior capacitação e acesso ao mercado de trabalho.

Sandra Caravieri explicou ao prefeito Airton Garcia que o projeto de construção da unidade de São Carlos prevê espaços para desenvolvimento profissional com salas de aula, salas com simuladores, laboratório de informática e auditório; para saúde e qualidade de vida (assistência fisioterápica, psicológica, nutricional e odontológica, sala de raio X) e de esporte lazer e cultura com quadras poliesportivas, campos de futebol, parque infantil, espaço para eventos e sala polivalente. “Se necessário vou a audiência na Câmara Municipal apresentar o nosso projeto”, garantiu a superintendente.

“Como São Carlos possui 280 empresas registradas na área de transporte procuramos inicialmente o deputado federal Lobbe Neto e agora estamos aqui conversando com o prefeito Airton Garcia, já que o Sindicato constatou a necessidade de uma unidade local. O SEST SENAT são serviços de referência no setor de transporte pelos serviços prestados nas áreas de desenvolvimento profissional e de promoção social. Eles promovem o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor de transporte e seus dependentes,” explica Natal Arnost Júnior.

O prefeito Airton Garcia garantiu que vai enviar para a Câmara Municipal projeto para viabilizar uma área próxima ao Parque Novo Mundo. “Todo o investimento na cidade é bem vindo, ainda mais quando vai beneficiar, além dos trabalhadores do transporte de carga, a população de São Carlos com serviços e também com lazer”.

Para o vice-prefeito e secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano será um grande investimento. “Nas unidades do SEST SENAT são oferecidos cursos presenciais, à distância, escola de motoristas profissional de transporte coletivo de passageiros e especialização em gestão e negócios. Com uma unidade em São Carlos, vamos poder atender aqui mesmo todos aqueles que trabalham com cargas e também no transporte de passageiros, bem como, seus familiares. Vamos enviar esse projeto ainda esse ano para que em 2018 as obras já possam ser iniciadas”, concluiu Giuliano Cardinali.

O deputado federal Lobbe Neto afirma que no final do ano passado recebeu o presidente SETCAR, Natal Arnosti, acompanhado de Amarildo Erlo Júnior, que solicitaram apoio na instalação do SEST SENAT, em São Carlos. “Iniciamos as tratativas com a administração passada sobre essa intenção do SETCAR, da FETCESP (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo) e também do Conselho Regional do SEST. Agora levamos a solicitação ao prefeito Airton Garcia que se dispôs a analisar uma área na região do distrito industrial. O SEST SENAT está ligado ao Sistema S e sempre trabalhamos no Congresso Nacional, ajudando o Sistema S, que realiza um grande trabalho no país e, em São Carlos, através do SESC, SENAI, SENAC, SEBRAE, SESI e de vários cursos do SENAR, ou seja, várias entidades, porém, esse setor do sistema de cargas tinha uma lacuna. Com uma unidade em São Carlos os profissionais da área do transporte poderão encontrar em um só lugar desenvolvimento profissional e promoção social. Solicito o apoio do Poder Legislativo de São Carlos, dos nossos vereadores, para que analisem e votem o projeto para que a doação possa ser realizada”, solicita o deputado.

Atualmente o SEST SENAT possui 149 Unidades Operacionais em atividade, localizadas nos grandes centros urbanos e em postos de abastecimento das principais rodovias do país, estando presente em todos os estados brasileiros. As equipes de atendimento são responsáveis pelo desenvolvimento profissional e pela promoção social e são preparadas para prestar um serviço de excelência, visando alcançar um patamar superior de desempenho operacional e institucional.

Share.

About Author

Leave A Reply