Prefeitura reinaugura Espaço Braille na Praça Pedro de Toledo

0

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal Educação, do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), reinaugurou nesta terça-feira (29), a nova sede do Espaço Braille, que a partir de agora funciona na rua São Joaquim, nº 735, na Praça Pedro de Toledo (antiga piscina municipal).

O novo Espaço foi reinaugurado pelo prefeito Airton Garcia com a participação do secretário de Educação, Nino Mengatti, do diretor do SIBI, César Maragno e do vereador Marquinho Amaral, autor do projeto que propôs o nome de Sérgio Guarnieri a unidade. Também participaram da solenidade o vereador Azuaite Martins de França, os secretários José Paulo Gomes (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), Walcinyr Bragatto (Trabalho, Emprego e Renda), Glaziela Solfa (Cidadania e Assistência Social), Mateus de Aquino (Comunicação) e Reginaldo Peronti (Obras Públicas), a professora do Espaço Braille, Adriana Dutra, o representante do deputado federal Lobbe Neto, assessor Paulo Melo, o irmão do homenageado, Celso Guarnieri, que na ocasião recebeu da Prefeitura uma placa oficializando o nome do espaço.

O diretor do SIBI, César Maragno, explicou que o Espaço Braille, que estava inativo, agora vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “Hoje atendemos 30 alunos, porém quem quiser participar das atividades basta se cadastrar gratuitamente. Temos duas professoras na unidade para receber as pessoas que precisam do atendimento especial”.

“No Espaço Braille os deficientes visuais têm acesso a 2 mil títulos entre literatura brasileira, estrangeira e infantil, além de equipamentos como computadores, impressoras, sorobã (aparelho de cálculo), scanner e material pedagógico em Braille”, explica o secretário Nino Mengatti anunciando que a unidade também está se preparando para atender crianças com baixa visão.

Para o vereador Marquinho Amaral a reabertura do Espaço Braille é muito importante. “Todos estavam ansiosos para a retomada dos serviços. O local é ótimo, arejado, com melhor acesso, um local pensado para eles”, afirmou o vereador, lembrado que o nome Sérgio Guarnieri foiproposto pelos usuários que fizeram questão de homenagear o colega que trabalhou por muitos anos no comércio local e que sempre lutou pelos direitos dos deficientes visuais.

Segundo José Paulo Gomes, secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, deficiente visual, o local é um espaço de informação e formação. “Participei de um programa desses e graças a isso consegui estudar e inclusive me preparar para assumir uma vaga no legislativo”, lembrou o secretário.

“O braile dá uma nova vida para quem não enxerga. Aprendi a ler, a fazer cálculos e computação. E venho de 15 em 15 dias aqui exercitar meus conhecimentos. Tudo isso me trouxe alegria de viver”, conta José Carlos, primeiro aluno do curso de braile do Espaço.

De acordo com o prefeito Airton Garcia a retomada do atendimento no Espaço Braille demonstra que o trabalho de inclusão de pessoas com deficiência também é uma prioridade da sua gestão. “Todos os ambientes deveriam estar preparados para receber pessoas com deficiência, mas essa não é a nossa e nem a realidade da maioria dos municípios, mas estamos trabalhando para São Carlos retomar projetos e programas nessa direção”, finalizou o prefeito.

Share.

About Author

Leave A Reply