Prefeitura cancela cerca de 4 mil multas da área azul de São Carlos

0

Motoristas reclamaram da falta de informação sobre novo sistema. Prefeitura reconheceu que campanha de orientação não foi eficaz.

Novos parquímetros começaram a funcionar no início de setembro (Foto: Manoel Virginio/PMSC)Novos parquímetros começaram a funcionar no início de setembro (Foto: Manoel Virginio/PMSC)

Novos parquímetros começaram a funcionar no início de setembro (Foto: Manoel Virginio/PMSC)

A Prefeitura de São Carlos (SP) anunciou, nesta sexta-feira (29), o cancelamento de mais de 4 mil multas aplicadas na área azul. A suspensão será para as infrações aplicadas entre 9 de maio e 29 de junho por conta de uma mudança no sistema.

Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, a prefeitura detectou que os usuários não estavam usando adequadamente o sistema. Antes o motorista tinha que emitir um ticket no parquímetro e colocar no carro. Em maio o motorista passou a ter que digitar a placa do carro no parquímetro;

Prefeitura vai cancelar mais de 4 mil multas aplicadas na zona azul de São Carlos

Prefeitura vai cancelar mais de 4 mil multas aplicadas na zona azul de São Carlos

Motoristas multados ouvidos pelo G1 reclamaram da falta de informação sobre novo sistema. O secretário reconheceu que a campanha de orientação não foi adequada.

“Havia muitos equívocos, muito acima do normal. A campanha que fizemos não foi eficaz, na condição de autoridade de trânsito cancelei as multas desse período para que façamos mais um mês de campanha para atingir efetivamente o usuário, para que ele saiba usar. Não é justo multar se nós não informamos como ele utiliza o sistema. Nesse mês de julho vai ser uma fiscalização educativa para ensinar ele a usar o sistema. A multa não foi emitida”, disse o secretário.

Área Azul de São Carlos

São Carlos tem 1.537 vagas de área azul para os carros, além das vagas gratuitas: 630 para motos, 94 para idosos e deficientes e outras 25 para área branca.

A partir do momento que o motorista estaciona o seu veículo, ele precisa buscar um parquímetro e fazer o pagamento da tarifa com moedas, cartão ou aplicativo em 10 minutos. Caso o motorista não realize o pagamento da tarifa ele está sujeito à multa.

O agente de fiscalização faz o registro do uso da vaga e checa o pagamento online. Caso a tarifa não tenha sido paga, o funcionário da empresa faz fotos da placa e encaminha para a Central de Trânsito. Na Central, é feita a validação da foto. A notificação é autorizada, impressa e colocada no veículo. Lembrando que não existe lei que determine a notificação impressa no veículo.

Share.

About Author

Leave A Reply