Prefeito assina termo de doação de área para construção da unidade do SEST SENAT

0

O prefeito Airton Garcia, acompanhado do secretário de Governo, Edson Fermiano, do deputado federal Lobbe Neto e do presidente do Conselho Regional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), Flávio Benetti, assinou nesta quinta-feira (19), no Paço Municipal, o termo de doação da área que o município de São Carlos está repassando a entidade para a construção uma unidade operacional na cidade, um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões.

Acompanharam a assinatura da doação o vice-prefeito Giuliano Cardinali, a coordenadora do SEST SENAT, Sandra Caravieri, o presidente do Sindicato dos Empresários de Transporte de Cargas da Região, Natal Arnost Júnior, o vice-presidente do Setcar, Renato Magnani, Amarildo Erlo Júnior, presidente do Com Jovem Araraquara, Vilma de Marchi, gerente do SESC São Carlos, José Roberto Monteiro, representando o CIESP, Eloisa Moralles, representando o Senac, o vereador Marquinho Amaral, vice-presidente da Câmara Municipal de São Carlos, os vereadores João Muller, Moisés Lazarine e Rodson Magno, os secretários municipais Walcinyr Bragatto, de Trabalho, Emprego e Renda, de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, de Educação Nino Mengatti, de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, entre outros da administração municipal.

O SEST SENAT são entidades civis do Sistema “S”, como SESC, SENAC, SESI, SEBRAE, entre outros, sem fins lucrativos. Elas foram criadas em 1993, pela Lei 8.706, a partir de um processo de conscientização do setor e de entidades sindicais. ​As entidades têm se firmado como substanciais colaboradores para o desenvolvimento do setor de transporte do país, atuando na formação e na qualificação de profissionais para o mercado, aptos às novas tecnologias e às complexas formas de trabalho. Para a preparação, a promoção do emprego e renda e, acima de tudo, o sucesso profissional dos trabalhadores, as entidades oferecem cursos e serviços especializados, garantindo maior capacitação e acesso ao mercado de trabalho.

Flávio Benatti explicou que a unidade de São Carlos terá mais de 1.900 metros quadrados de área construída e será estruturada em duas edificações principais, onde estarão inseridos os módulos de Desenvolvimento Profissional e Promoção Social. “Estamos muito felizes em poder vir para São Carlos, pois é uma região que reúne um número muito grande de profissionais da área de transporte, tanto da área de carga, como da área de passageiros, caminhoneiros autônomos, taxistas, enfim todo o público que realmente atendemos. Vamos oferecer aos trabalhadores dessas áreas atividades teóricas e práticas de forma inovadora e moderna. Também vamos disponibilizar aos trabalhadores e seus dependentes assistência odontológica, fisioterápica, psicológica e nutricional, além de esporte e lazer”, garantiu Benatti.

Para o deputado federal Lobbe Neto, que intermediou a vinda do SEST SENAT para São Carlos, os profissionais da área de transporte poderão futuramente encontrar em um só lugar desenvolvimento profissional e promoção social. “A unidade terá espaços para desenvolvimento profissional com salas de aula, salas com simuladores, laboratório de informática e auditório; para saúde e qualidade de vida e de esporte lazer e cultura com quadras poliesportivas, campos de futebol, parque infantil e espaço para eventos. Agradeço o apoio da Câmara Municipal, que aprovou a doação da área e da Prefeitura que agilizou o processo para que hoje pudéssemos assinar o termo. É uma conquista importante não só para São Carlos, mas para a região. Valeu a luta”, comemora o deputado Lobbe Neto.

Marquinho Amaral também destacou a importância do equipamento para o município e toda região. São Carlos tem o privilégio de receber mais um equipamento do Sistema S. “Acreditamos que essa unidade vai contribuir sobremaneira para o desenvolvimento profissional e para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores do transporte de São Carlos e região”.

De acordo com o vice-prefeito será um grande investimento. “Nas unidades do SEST SENAT são oferecidos cursos presenciais, à distância, escola de motoristas profissional de transporte coletivo e de passageiros e especialização em gestão e negócios. Temos várias entidades do sistema S na cidade, porém, esse setor do sistema de cargas tinha uma lacuna que agora foi preenchida”, concluiu Giuliano Cardinali.

“Todo o investimento na cidade é bem vindo, ainda mais quando vai beneficiar, além dos trabalhadores do transporte de carga, a população de São Carlos, já que vai atender os dependentes, a família toda, com serviços e também com lazer”, disse o prefeito Airton Garcia.

A área doada pela Prefeitura está localizada no Jardim Novo Mundo e tem 9.412 mil metros quadrados.

Share.

About Author

Leave A Reply