Prefeito assina novos convênios para oficinas culturais em São Carlos

0

 

 

O prefeito Airton Garcia, juntamente com o chefe de seção de Difusão Cultural, Carlos Alberto Caromano e secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, esteve na manhã desta segunda-feira (26), em São Paulo, na Secretaria da Cultura, para a assinatura de convênio referente ao segundo módulo das oficinas culturais.

O prefeito foi recebido pelo secretário da Cultura, José Luiz Penna, que está repassando para o município R$ 138 mil para a realização de oficinas culturais de abril a novembro de 2018. A equipe de São Carlos também fez a prestação de contas do primeiro módulo do convênio realizado em 2017.

Em São Carlos as oficinas são oferecidas no Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), local onde antigamente funcionava a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, em diversas linguagens artísticas, envolvendo artes visuais, dança, fotografia, circo, literatura e gestão cultural.

“As oficinas nos possibilitam oferecer atividades artístico-cultural que contribuem para a formação do cidadão, por isso a assinatura de mais um módulo é muito importante para a nossa cidade”, disse Carlos Alberto Caromano, chefe de seção de Difusão Cultural.

Para o prefeito Airton Garcia o repasse de recursos é uma forma de descentralizar o serviço, fazendo com que a cultura chegue mais perto da população. “Desde o início da nossa administração estamos trabalhando no sentido de retomar as ações culturais no município, pois há muitos anos essa área na recebia investimentos”, explicou o prefeito que também solicitou ao secretário Penna a inclusão de São Carlos na Virada Cultural e no Circuito Cultural Paulista.

O Circuito Cultural Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa promover a difusão cultural descentralizada. Por meio da realização de espetáculos em diversas linguagens artísticas em cidades do interior e litoral, busca atuar na formação de público e no acesso da população à diversidade artística. Cada cidade recebe uma atração por mês. O programa é executado pela organização social de cultura Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA).

Já a Virada Cultural Paulista é o maior evento cultural do interior e litoral paulista. Ela é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras municipais. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural, as prefeituras bancam todo o investimento na montagem da infraestrutura, além de garantir a segurança e a limpeza nas áreas do evento. São Carlos recebeu o evento, porém em 2015 a administração anterior pediu o descredenciamento do programa.

Share.

About Author

Leave A Reply