Nesta terça-feira, debate na UFSCar aborda comunicação contemporânea

0

Análise de mídias sociais e papel dos influenciadores na Internet estão entre os temas que serão tratados

 

Com o advento da Internet, o mercado da comunicação vive em plena transformação. O comportamento dos internautas nas mídias sociais, o papel dos influenciadores na formação da opinião dos usuários da rede, a produção de conteúdos para multiplataformas midiáticas impactam o trabalho dos comunicadores, que devem acompanhar essas mudanças para estarem em sintonia com as novas demandas do mercado audiovisual.
Para abordar essas questões atuais de pesquisa e da atuação profissional na área de comunicação no Brasil, nesta terça-feira, 21 de março, acontece o primeiro evento da Rede de Debates – Estudos de Comunicação Contemporânea na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizado pelo Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) da Universidade, que reúne especialistas da academia e profissionais com destacada atuação no mercado de trabalho.
As formas de uso da análise de redes sociais na prática jornalística serão abordadas pela jornalista Soraia Lima, doutoranda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). “O jornalismo de dados vem para trazer uma análise mais aprofundada dos fenômenos que ocorrem dentro e fora do ambiente digital, além de potencializar o uso de ferramentas inteligentes para a divulgação de informações”, explica a especialista. Já o modo de se relacionar e trabalhar com influenciadores, o que tem sido considerado primordial na área de comunicação, será tratado por Gabriel Ishida, especialista em inteligência e análise de dados.
Por fim, Lucy Oliveira, também jornalista, vai abordar as relações entre propaganda eleitoral negativa e a imprensa brasileira. Usando as eleições presidenciais de 2014 como estudo de caso, ela vai mostrar como, para além das mídias sociais, a imprensa foi de extrema importância na veiculação de informações para o eleitorado.
Durante o evento, haverá o lançamento do livro “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais – metodologias, aplicações e inovações’”, organizado por Tarcísio Silva e Max Stabile, do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad). A obra, que oferece diversos dados sobre mídias sociais, reúne colaborações de uma rede de profissionais e pesquisadores que atuam em universidades, empresas e agências de comunicação. São abordados temas básicos, mas ainda controversos, como análise de sentimento, atendimento ao consumidor e etnografia, assim como memes e outras inovações. O lançamento acontece a partir das 18 horas. Logo em seguida, a partir das 19h30, começa a mesa-redonda.
Segundo o professor João Carlos Massarolo, docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar e coordenador do GEMInIS, ao longo de 2017 devem ocorrer outras diversas discussões sobre questões atuais da comunicação no Brasil e no mundo. “Por meio dessas palestras e mesas-redondas vamos buscar subsídios para a elaboração da proposta de criação do curso de graduação em Estudos da Comunicação, com habilitação em Comunicação Transmídia, na UFSCar”, antecipa Massarolo.
O primeiro evento da Rede de Debates – Estudos de Comunicação Contemporânea na UFSCar será realizado no Teatro de Bolso, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações pelo telefone (16) 3306-6923.

anexos:

 

    Análise de dados de mídias sociais está dentre os temas que serão tratados. Foto: FAI.UFSCar

 

Share.

About Author

Leave A Reply