Mutirão de combate à Dengue será realizado neste sábado no Jockey Clube e no Jardim Bandeirantes

0

 

40 caçambas serão colocadas no Jockey Clube para recolhimento de inservíveis

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado (30), a partir das 8h, nos bairros Jockey Clube e no Jardim Bandeirantes, um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue,chikungunya e do zika vírus.

O objetivo da ação é remover dos terrenos baldios e das residências, através da Operação Cata Treco, objetos e utensílios que possam servir de criadouros do mosquito. Também será realizada a retirada de utensílios de grande porte como móveis velhos, pedaços de madeira, entulhos e recicláveis. Para agilizar o trabalho, a Secretaria de Serviços Públicos solicita que os moradores deixem esses objetos na frente da residência.

Mais de 100 pessoas estarão envolvidas e 7 caminhões estarão dando suporte a essa operação, além das 40 caçambas cedidas pela iniciativa privada - DIVULGAÇÃO

Mais de 100 pessoas estarão envolvidas e 7 caminhões estarão dando suporte a essa operação, além das 40 caçambas cedidas pela iniciativa privada – DIVULGAÇÃO

. Além do recolhimento desses materiais, a Secretaria de Saúde também vai fazer uma ação educativa e os 78 agentes de endemias, 38 que já atuam e outros 40 contratados em caráter temporário, também estarão trabalhando no bloqueio e na eliminação dos possíveis criadouros.

Segundo o secretário de Saúde Marcus Petrilli, o bairro Jockey Clube, onde ficarão as 40 caçambas, foi o primeiro a ser escolhido por ter um número crescente de notificações. “Classificamos como um bairro em ascendência, por isso resolvemos iniciar a mobilização pelo Jockey”.

Desde o início do ano Dengue, que começou no dia 1º de julho de 2015 e vai até 30 de junho de 2016, São Carlos registrou 1.347 notificações, ou seja, casos suspeitos da doença, sendo que 70 foram confirmados por exames laboratoriais. Estão incluídas nesse total todas as notificações emitidas pelas redes pública, particular e conveniada de saúde.

 

Caçambas – É a primeira vez que serão utilizadas caçambas no mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. A iniciativa foi do Comitê Emergencial de Combate à Dengue, formado por membros da Prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, USP e diversos outros setores da sociedade, que se reuniu com caçambeiros da cidade para pedir o apoio desse segmento.

Paulo Gullo, secretário interino de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e membro do Comitê, comenta que os proprietários das empresas de caçambas se sensibilizaram com a causa e aderiram ao Mutirão. “As caçambas serão colocadas nesta sexta-feira (29) e ficarão até domingo (31) em vários locais do Jockey Club para o descarte de materiais por parte dos moradores”.

As empresas Lokar Caçambas, Dutra Entulhos, Bispo Caçambas e Caçambas Simão estarão disponibilizando 10 caçambas cada uma.

Share.

About Author

Leave A Reply