LUTO: Morre o ex-vereador Antonio Florindo Zanette aos 77 anos

0

MARCO ROGÉRIO

Morreu ontem, 9 de outubro, o empresário industrial e ex-vereador Antonio Florindo Zanette. Ele completaria 78 anos no próximo dia 1 de dezembro. Zanette estava internado há um mês na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos  com problemas cardíacos. Há cerca de 8 anos ele havia sofrido um infarto do miocárdio, mas sobreviveu após uma cirurgia bem sucedida. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do ex-parlamentar

Entre 1997 e 2000 existia um vereador em São Carlos que falava da necessidade de a cidade nortear seu crescimento através do planejamento urbano, traduzido na forma de um plano diretor. Também alertava para a necessidade de o município implantar uma estação de tratamento de esgoto, assim como criar a coleta seletiva em todos os setores: na iniciativa privada, como lojas e indústrias; nas residências e também noS setores públicos, como Prefeitura, Câmara, SAAE, Prohab e etc. Seu nome era Antonio Florindo Zanette, que afirmava com orgulho. “Apesar de estar fora da política e sem cargos na Prefeitura estou trabalhando como nunca para São Carlos”, afirma ele.

Quando a questão ambiental era uma novidade, Zanette já se destacava, falando da necessidade da defesa dos mananciais de água e do plantio maciço de árvores para garantir o equilíbrio do ecossistema. Durante seu mandato, Zanette apresentou inúmeros trabalhos sobre essas questões e conseguiu aprovar muitos projetos de lei que hoje são leis em pleno vigor. Sempre foi, também, um grande adversário do também empresário e atual prefeito Airton Garcia.

Pouca gente sabe que no episódio da definição do campus II da USP São Carlos Zanette teve um papel decisivo ao conseguir convencer o proprietário da vasta área de terra a doar para o Estado de São Paulo aquele local para a construção da universidade. Não fosse sua habilidade para tratar de tal assunto, talvez o Departamento de Engenharia Aeronáutica da USP estivesse em Ibaté.

Nascido em Cordeirópolis, Zanette é filho de Fioravante Zanetti e Anna Mascarin Zanetti. É casado com a médica  Elvira Amélia de Oliveira Zanette e pai do engenheiro  João Paulo, da estudante de medicina Juliana e do estudante de Engenharia Ambiental, Pedro Henrique.

Zanette é formado em Economia – Faculdade de Economia São Luiz, de São Paulo,e em Direito pela FADISC. Ele exerceu o cargo de vereador na Câmara Municipal de São Carlos – período de 1997 a 2000 pelo extinto Partido Liberal (PL) e foi o primeiro vice- presidente da Câmara Municipal durante o biênio 1999/2000

Em 2007,  Zanette, sócio da Engemasa Engenharia e Materiais Ltda., foi indicado para receber o título de “Industrial do Ano” por diretores e associados do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) juntamente com o SESI (Serviço Social da Indústria) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Após conhecer os Estados Unidos, Uruguai, Canadá, França, Itália, Portugal, Alemanha, Áustria e Bélgica, Zanette afirma que São Carlos é uma cidade impar no mundo. “O nosso mel são as universidades. Elas trazem para cá muita riqueza. Mas a coisa mais valiosa são as pessoas que trazem conhecimento e vontade de fazer vida por aqui. A cidade tem tudo para crescer com qualidade de vida e ser uma das melhores do mundo. Parabéns ao povo de São Carlos”.

 

 

Foto: O empresário Antonio Florindo Zanette: “o nosso mel são as universidades, que trazem gente com conhecimento e vontade de melhorar esta cidade”

Foto: Marco Rogério

Share.

About Author

Leave A Reply