IMPRENSA DE LUTO!!! Morre, aos 82 anos, o repórter e radialista Ruy Cereda

0

IMPRENSA DE LUTO:  Morre, aos 82 anos, o jornalista Ruy Carlos Cereda

 

Marco Rogério

Morreu, nesta quinta-feira, 10 de março, o radialista e repórter Ruy Carlos Cereda.  Ruy Cereda trabalhou em diversas emissoras de rádio da cidade como: Rádio São Carlos, Progresso e Intersom FM. Ele participou dos primórdios do rádio em São Carlos, tendo atuado com o pioneiro Gisto Rossi. Ele atuou na reportagem da Intersom Fm até 2007, quando se aposentou do rádio.

Na emissora comandada por Gerson Edson Toledo Piza, o Juquita, Ruy comandou a cobertura política realizada pela rádio por várias décadas. Ele era setorista da Câmara Municipal e também da Prefeitura. Ele sempre realizou a cobertura dos fatos e durante um certo período, no final dos anos 1990 gravava pequenas crônicas deliciosas sobre a política local. Me lembro que uma vez ele falou de um espetáculo de tango que seria realizado no Azoury Plaza Hotel. Porém, os promotores do espetáculo, após recolherem o dinheiro da bilheteria, esgotada de forma adiantada, caíram na estrada, fazendo com que os consumidores que haviam comprado os ingressos, literalmente dançaram! Ruy contou tudo isso com um fundo musical que era… um tango!!!

Ruy Cereda tinha uma frase clássica em sua coluna matutina no Jornal da Intersom, depois de analisar as informações ele sempre terminava  com seu famoso bordão: “Quem viver, verá!”

HOMENAGEM – No dia 3 de setembro de 2013,  a Câmara Municipal de São Carlos promoveu uma homenagem ao radialista aposentado Ruy Carlos Cereda, que compareceu ao plenário e recebeu uma placa de prata em reconhecimento à contribuição oferecida à comunicação no Município ao longo de sua trajetória profissional.  Ruy trabalhou por mais de 50 anos no radialismo local. A homenagem foi uma iniciativa do então presidente da Câmara, Marquinho Amaral (PSDB) e da vereadora Laíde Simões (PMDB).

Realizada no espaço da sessão legislativa entre o expediente falado e a ordem do dia, a homenagem acabou se convertendo num tributo à imprensa , sendo prestigiada por familiares e amigos do radialista e por vereadores. Pronunciaram-se na ocasião a vereadora Laíde Simões (que destacou o merecimento da homenagem), o vereador Antonio Carlos Catharino (que rememorou fatos e emocionou-se ao rever Cereda) e, em nome dos amigos de Ruy, o advogado Luis Luppi (que também lembrou passagens marcantes da carreira de Ruy) e o radialista e empresário Gerson Edson Toledo Piza (que citou a importância do homenageado para a crônica esportiva da cidade).

Laíde Simões assinalou que Ruy Cereda “tem seu nome gravado na história do rádio são-carlense”. Ela destacou a admiração que o radialista conquistou ao longo da carreira “por sua maneira correta de ser, pela conduta imparcial na cobertura dos eventos políticos na cidade e pelo exemplo de ética na profissão”. E lembrou que Ruy foi o repórter a quem concedeu sua primeira entrevista como vereadora, agradecendo os conselhos e orientações que dele recebeu na época.

Biografia – Cereda nasceu 14 de outubro de 1934 em Analândia, que então era chamada Anápolis. Filho de  Francisco Cereda e Lourdes Franco Cereda, fez carreira como bancário no Banco Noroeste, onde entrou como contínuo e galgou posições até aposentar-se como gerente, em 1984, na cidade de Inúbia Paulista, tendo residido também em Presidente Prudente. Casado com Maria Aparecida Lopes Cereda tem três filhos (Silvia, Ruy Carlos e Fábia) e um neto, Thales.

É “Cidadão Honorário de São Carlos” e recebeu homenagens oficiais como profissional de destaque também na imprensa. Paralelamente à atividade como bancário, projetou-se na crônica esportiva, trabalhando como comentarista  na Rádio São Carlos, onde atuou durante muitos anos e teve inclusive um programa de variedades, e também na Rádio Progresso. Na Intersom FM passou a fazer coberturas políticas, destacando-se pela seriedade do trabalho que realizou.

 

O repórter Ruy Cereda foi homenageado pelo Poder Legislativo em 2013 - divulgação

O repórter Ruy Cereda foi homenageado pelo Poder Legislativo em 2013 – divulgação

Share.

About Author

Leave A Reply