Governança da Região Turística Histórias e Vales finaliza Plano Regional

0

A Governança da Região Turística Histórias e Vales se reuniu na última semana em Santa Rita do Passa Quatro para finalizar o Plano Regional de Turismo da Região à qual São Carlos faz parte.

O Plano Regional de Turismo recém-concluído conta com amplo inventário turístico, pesquisa de estudo de demanda, análise dos atrativos, equipamentos e serviços turísticos, além de ter estabelecido diretrizes fundamentais para o desenvolvimento turístico regional.

Elaborado sob supervisão e metodologia do SENAC/SP, o Plano que foi desenvolvido em apenas quatro meses contou com forte engajamento dos municípios da Região Turística Histórias e Vales, região essa que já se posiciona como uma das primeiras a possuir um plano de desenvolvimento da atividade turística no estado.

Para Daniel Moreira, Diretor do Departamento de Fomento ao Turismo de São Carlos, o trabalho desenvolvido pelo SENAC São Carlos está sendo fundamental para que a Região Turística Histórias e Vales se torne modelo a ser seguido por outras regiões turísticas do estado e do país. “O SENAC São Carlos teve um papel vital no processo e a conclusão do Plano nos possibilitará trabalhar a atividade regionalmente de maneira articulada e dinâmica”, disse Moreira.

Moreira ressaltou, ainda, que o processo planejado de regionalização trará muitos frutos aos municípios. “O turismo é um vetor importantíssimo para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. O plano nos auxiliará a desenvolver e executar projetos que promovam o fortalecimento dos negócios existentes e abram espaço para a geração de novos negócios. As ações estabelecidas vão desde capacitar mão de obra, até desenvolvimento de programas regionais de criação e divulgação de atrativos e roteiros, preservação ambiental, valorização histórica, patrimonial e promoção cultural, bem como outras iniciativas de fomento”, finalizou o diretor de Turismo de São Carlos.

Região Turística – A Região Turística Histórias e Vales localiza-se na região central do Estado de São Paulo e é composta pelas cidades de Descalvado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Tambaú. Possui uma população estimada de 600 mil habitantes e tem como primeiro produto regional o “Circuito Caminho da Paz”.

 

 

 

 

Share.

About Author

Leave A Reply