Fundo Social define programação do Outubro Rosa

0

 

O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos organizou uma série de atividades para o mês internacional de prevenção ao câncer de mama: Outubro Rosa. A programação conta com exames gratuitos, palestras, rodas de discussões, exposições e uma grande caminhada.

Comemorado no mundo todo, o movimento foi criado na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. “As atividades do Outubro Rosa são realizadas para compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento”, informou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosária Mazzini.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividade física regular; alimentação saudável; peso adequado e amamentação.  Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são caroço fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; saída espontânea de líquido dos mamilos.

“A mulher precisa conhecer suas mamas. O autoexame deve ser realizado mensalmente. Verificando alguma coisa diferente, a mulher deve procurar o serviço de saúde. Além disso, quem tem entre 50 e 69 anos deve realizar uma mamografia a cada dois anos”, explicou Rosária Mazzini.

 

Caminhada Outubro Rosa – A caminhada será no dia 28 de outubro, às 8h30, com concentração e saída em frente da Estação Ferroviária. Para ter direito a “Camiseta Rosa” é necessário trocar um produto de higiene pessoal ou fralda por um ticket. A troca começa no dia 9 de outubro, no Paço Municipal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Unidades de Saúde de Água Vermelha e Santa Eudóxia, Academia Motricidade e Ambulatório Oncológico.

A camiseta será entregue no dia da caminhada, 28 de outubro, a partir das 8h, na Estação Ferroviária.

O Outubro Rosa é realizado pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com as secretarias de Saúde, Cidadania e Assistência Social e Comunicação.

 

Share.

About Author

Leave A Reply