Festival Chorando Sem Parar chega à 14ª edição neste fim de semana

0

O músico Guinga – divulgação 

O músico Moma – divulgação 

Em sua 14ª edição, o Festival  Chorando Sem Parar, de São Carlos (SP), é uma homenagem ao Choro Brasileiro e gêneros afins, reunindo os mais conceituados nomes, nacionais e internacionais da música instrumental. São sete dias de programação com workshops, oficinas, apresentações, exposições, entre outras atividades. Toda a programação é gratuita e acontece em vários locais da cidade.

O homenageado em memória deste ano é o violonista José Aníbal Augusto Sardinha, conhecido como Garoto, autor de composições como Gente Humilde, Duas Contas, Lamentos do Morro, Jorge da Fusa, Tristezas de Um Violão, Desvairada e Gracioso. É considerado o pai do violão moderno e o reformulador da linguagem harmônica do violão. Foi quem primeiro adotou no violão os acordes dissonantes, que viriam a se popularizar no Brasil e no mundo como a Bossa Nova.

Realização

Projeto Contribuinte da Cultura da UFSCar, FAI – UFSCar, Sesc, Prefeitura Municipal, conjuntamente com entidades parceiras, apoiadores e patrocinadores.

Leis de Incentivo à Cultura

Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura – ProAC

Mais informações: www.chorandosemparar.com.br

MoMA Instrumental
A Mostra Musical dos Alunos do Curso de Música da UFSCar – MoMA – acontece anualmente desde 2011, com realização do Departamento de Artes e Comunicação articulada à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e apoio e idealização do Contribuintes da Cultura. Desde 2016, a MoMA Instrumental, que traz apenas trabalhos musicais voltados ao choro e à música brasileira, foi inserida na programação do Festival ChorandoSemParar, fomentando pesquisa e realização de repertório.

Dia 8, sexta, às 19h.
Área de convivência externa. GRÁTIS. Lugares limitados. Livre

Garoto para a garotada
Com Grupo Choro Enturmado, Adriana Afonso, contadora de histórias, professora de teatro do Conservatório de Tatuí e pedagoga e Tamires Carvalho, atriz

A cada choro uma pequena história é contada pelo grupo choro Enturmado, que é composto por Carlos Altro (violão sete cordas), Mabel Zattera (flauta transversal) e Rafael Meira (cavaquinho), e participação dos atores Rodrigo Cotrime Stella Alfarellos.
Dia 9, sábado, às 16h.
Área de convivência externa. GRÁTIS. Lugares limitados. Livre

Workshow com Renato Anesi
Dentre os compositores e artistas que trabalham com música instrumental no Brasil, Anesi é o herdeiro mais próximo da música criada por GAROTO. Como ele, multi-instrumentista, influenciado por música estrangeira, especialmente a americana. A influência direta de Garoto é percebida em sua música quando se trata de violão solo, e nas composição de canções que nasceram de peças de violão, mas nem de longe soam como imitação. Trata-se de uma continuidade natural decorrente de uma afinidade estética e de estilo  musical entre ambos. Ao mesmo tempo, Anesi  é grande difusor da importância e do legado de Garoto e personalíssimo instrumentista e compositor.
Dia 9, sábado, às 16h.
Teatro. GRÁTISRetirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência.
269 lugares

Share.

About Author

Leave A Reply