Estudantes da rede municipal terão aula de empreendedorismo

0

 

Professores estão sendo capacitados pelo Sebrae

 

Os alunos das escolas de educação básicas terão aulas de empreendedorismo. Os professores estão sendo capacitados pelo Sebrae para o Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP). A ação é uma parceria da Prefeitura de São Carlos e Sebrae, com apoio do vereador Elton Carvalho.

O Jovem Empreendedor Primeiros Passos é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. Com uma metodologia própria, apresenta práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

“Quinze professores foram capacitados. Esses profissionais vão implementar nas suas escolas todos esses conceitos. O objetivo principal é dar oportunidade aos alunos de serem protagonistas nas suas vidas, ou seja, do aluno conhecer e ter contato com o empreendedorismo. A ideia não é fazer com que as crianças abram as suas empresas, muito pelo contrário, é despertar nelas essa cultura”, afirmou Elton Yokomizo, gerente regional do Sebrae em São Carlos.

Na primeira fase do projeto, sete escolas do ensino fundamental do 1º ao 9º ano vão ter a formação para empreendedorismo.  A formação foi realizada no CeFPE. “Essa capacitação vai além do cumprimento da lei que estabelece a educação financeira como obrigatória em nossas escolas, oferece aos nossos professores a possibilidade do trabalho com essa temática através de formação teórica e prática, capacitando-os ao desenvolvimento do trabalho com os alunos em nossas escolas de forma eficiente e criativa”, explicou Maria Cecília Cerminaro Derisso, diretora do CeFPE.

O vereador Elton de Carvalho foi um dos articuladores do programa junto ao Sebrae e a Secretaria de Educação. “Agradeço a Prefeitura por ter aceitado minha sugestão e apoio. A proposta de oferecer o empreendedorismo na rede é de proporcionar as crianças e aos adolescentes competências, características e habilidades empreendedoras alterando as perspectivas profissionais e pessoais dessa população”, afirmou Elton.

Para o secretário de Educação, mais uma grande parceria da educação que poderá transformar toda uma comunidade. “A parceria com o Sebrae trás para a rede o empreendedorismo e consequentemente, o necessário para a gestão da vida desses alunos. Dentro das disciplinas escolares, eles vão desenvolver habilidades para a tomada de decisão, conhecer os riscos, planejamento e superar os desafios”, afirmou Nino Mengatti.

Até o final de setembro, as escolas receberão os materiais e darão início ao Programa.

Share.

About Author

Leave A Reply