Embrapa, USP e UFSCar desafiam empreendedores: buscar soluções para o mercado do leite

0
SaoCarlos_Ideas_forMilk ideas for milk - infográfico
Palestras em São Carlos marcam o lançamento da iniciativa Ideas for Milk, competição nacional para encontrar as melhores ideias voltadas à cadeia produtiva do leite; inscrições no desafio vão até 12 de outubro

Conhecida como capital da tecnologia, São Carlos é uma das oito cidades brasileiras que vão sediar a etapa regional do Ideas for Milk, uma competição voltada a estimular a criação, a aceleração e o investimento em startups que busquem soluções tecnológicas para o mercado lácteo. O lançamento do desafio na cidade acontecerá dias 25 e 26 de agosto, quando serão realizadas palestras na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e a UFSCar são correalizadores da iniciativa, que é liderada pela Embrapa e tem o apoio de diversas empresas, aceleradoras e investidores-anjo.
O leite é produzido em 99% das cidades brasileiras por cerca de 1,3 milhões de produtores e transformado em uma centena de derivados lácteos pelas cerca de duas mil indústrias do setor, que expandiu 78% nos últimos cinco anos e faturou R$ 60 bilhões somente em 2015. A dimensão gigantesca desse setor contrasta com a carência de soluções em softwares, aplicativos e hardwares que auxiliem nas atividades produtivas e viabilizem a tomada de decisões mais precisas. Aproximar professores, estudantes, pesquisadores, empreendedores, profissionais do mundo do leite e do mundo da tecnologia é uma das metas do Ideas for Milk, já que essa união poderá criar oportunidades para o desenvolvimento de negócios em conjunto.
As inscrições na competição são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 12 de outubro por meio do site www.ideasformilk.com.br. Podem participar equipes informais e startups já constituídas propondo soluções web, mobile ou em hardware e apresentando inovações em modelos de negócio, produtos, processos, serviços e tecnologias. As propostas devem ter foco nas grandes áreas temáticas do agronegócio do leite, como insumos agropecuários, logística de captação e distribuição do leite, indústria de laticínios, mercado e consumidores finais.
Palestras de lançamento – Com a intenção de explicar como vai funcionar o desafio, mostrar as oportunidades da cadeia do leite e esclarecer as possíveis dúvidas do público, duas palestras acontecerão em São Carlos nesta semana: a primeira será na quinta-feira, dia 25, às 14 horas, no auditório Sérgio Mascarenhas, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), no campus da USP; a segunda ocorrerá na sexta-feira, dia 26, às 9 horas, no auditório I da Biblioteca Comunitária da UFSCar, na área norte do campus São Carlos (ao lado do Teatro Florestan Fernandes).
Nos eventos, os participantes serão informados sobre as três etapas que compõem o Ideias for Milk. A primeira fase é local e vai selecionar as cinco melhores ideias inscritas em cada uma das oito cidade-sede: São Carlos, Belo Horizonte, Campinas, Juiz de Fora, Lavras, Piracicaba, Porto Alegre e Viçosa. Essas cinco melhores propostas participarão da segunda fase do desafio, as finais locais, em que será definido o ganhador de cada cidade. As oito ideias finalistas participarão da final nacional, em Brasília, no dia 14 de dezembro.
 Ainda este mês estão programados eventos de apresentação do Ideias for Milk em mais duas cidades-sede (confira a agenda). Em todo Brasil, dez universidades participam da iniciativa como correalizadoras e foram selecionadas por se destacarem nas áreas de ciências agrárias e tecnologias da informação e comunicação (TIC). A Embrapa Gado de Leite lidera a iniciativa com três unidades: Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Instrumentação e Departamento de Tecnologia da Informação.
 Texto: Denise Casatti, Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Com informações da Assessoria de Comunicação da Embrapa Gado de Leite
Share.

About Author

Leave A Reply