Educação promove capacitação de diretoras para educação especial e casos de vulnerabilidade

0

Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento dos alunos tanto da
educação especial quanto daqueles em situação de risco ou vulnerabilidade social, a Secretaria de Educação promoveu na última quinta-feira (19), uma capacitação para diretoras das escolas municipais. A capacitação aconteceu no CEFPE – Centro de Formação dos Profissionais da Educação e foi ministrada pelas equipes das secretarias de Educação e de Cidadania e Assistência Social.

“Esses dois públicos precisam de atenção especial e os profissionais da educação precisam estar em constante atualização no tocante as leis e fluxos de atendimento adotados pelo poder público”, contou Nino Mengatti, secretário de Educação.

A Secretaria de Educação tem uma equipe multidisciplinar
composta por supervisora, pedagoga, fonoaudióloga e psicóloga que trabalham com essas áreas, realizando visitas nas unidades e colaborando em casos específicos. A equipe tem como função fortalecer a educação inclusiva no município auxiliando gestores, professores e demais profissionais no bom desenvolvimento do ambiente escolar.

Durante o encontro, as diretoras receberam orientações sobre a legislação relacionada à educação especial e puderam esclarecer as principais dúvidas sobre matrícula, atendimento e rotina. “É um espaço importante de troca de informações,
experiências e de conhecimento de ações que melhoraram o processo de aprendizagem e integração dos professores. A ideia é compartilhar o que deu certo e aproveitar nas demais unidades escolares”, contou supervisora escolar, Lilian Conti.

Também foram tratadas formas de como as escolas podem contribuir e impedir a repetição da violência. “O ambiente
escolar é muito presente na vida dos alunos, logo os professores têm um papel de grande importância na hora de identificar situações de violência e podem contribuir para evitar a revitimização”, afirmou Andrea Gobatto, assistente social do CREAS.

Trabalhar na integração das secretarias é uma forma de fortalecer toda a rede. “A iniciativa de aproximar setores importantes da gestão escolar é uma das medidas para o fortalecimento da rede de proteção que está sendo reestabelecida pelas secretarias de Educação, Cidadania e Assistência Social e Infância e
Juventude”, concluiu o secretário de Educação.

Share.

About Author

Leave A Reply