Departamento de Controle e Defesa Animal alerta para cadastramento eletrônico de equinos

0

 

Tecnologia permite rastreamento dos animais - DIVULGAÇÃO

Tecnologia permite rastreamento dos animais – DIVULGAÇÃO

chip cavalos (2)

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Controle e Defesa Animal, em cumprimento a Lei Municipal 18.059/2016, de autoria da vereadora Laíde das Graças Simões, que instituiu o Código Municipal de Proteção Animal, alerta os proprietários de equinos, muares e asininos, para que levem os animais para receber identificação eletrônica.

Os animais, utilizados ou não em tração, que vivem na área urbana e ainda não passaram por esse processo, devem ser levados até o dia 20 de junho deste ano no Posto Zootécnico, na Água Fria, para o devido registro e chipagem. Para o registro serão necessários os seguintes documentos dos proprietários: RG, CPF e comprovante de endereço.

“O proprietário vai preencher um formulário timbrado para registro de todas as características do animal, nesse documento constará um número de referência, o mesmo que será repassado para o chip, que não tem custo nenhum para o dono do animal”, explica Guilherme Marrara, diretor do Departamento de Controle e Defesa Animal.

Após 20 de junho, os proprietários ou detentores de animais apreendidos que não estiverem regularizados estarão sujeitos ao pagamento de multa de R$ 150,00 por animal, valor que será duplicado em caso de reincidência. Quando houver transferência de propriedade de um animal, o novo dono deverá comparecer ao Departamento de Defesa e Controle Animal ou no Posto Zootécnico para atualização dos dados cadastrais.

Para Guilherme Marrara essa é uma maneira de identificar quem maltrata animais, já que muitos deles são abandonados nos centros urbanos, principalmente quando estão mais velhos e, geralmente, doentes. “Também é uma segurança para o proprietário em caso de roubo”, comenta o diretor do Departamento de Controle e Defesa Animal.

O processo de implantação do chip é indolor e rápido e o animal também passará por consulta completa. O Posto Zootécnico da Prefeitura está localizado na Estrada Cônego Washington José Pêra, s/n° (conhecida como estrada da Água Fria). Para agendar horário para realização do procedimento basta ligar para (16) 3362-1302.

Share.

About Author

Leave A Reply