Delegação de São Carlos viaja para Lençóis Paulista para disputa dos 22º Jogos Regionais do Idoso

0

Com desfile das delegações e acendimento da pira, a cidade de Lençóis Paulista realiza nesta quarta-feira (17), às 13h, no Ginásio de Esportes Archangelo Brega, a abertura da 22ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), com a participação de cerca de 2 mil atletas com, no mínimo, 60 anos de idade, de 40 cidades da 3ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.

Os JORI 2018 acontecem até o dia 21 de janeiro e as modalidades em disputa este ano serão atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; tênis; tênis de mesa; truco; voleibol adaptado e xadrez.

Uma delegação de São Carlos com 73 atletas dos grupos da terceira idade viajou na tarde desta terça-feira (16) para Lençóis Paulista, onde vão participar dos JORI. A competição é realizada em parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e a Prefeitura de Lençóis Paulista.

Luiz Carlos, dançarino vê com boa expectativa a apresentação da coreografia de São Carlos. “Fizemos um ajuste e estamos indo com a mesma coreografia do ano passado. Corrigimos onde tivemos uma menor pontuação, estamos bastante otimistas e vamos fazer bonito em Lençóis Paulista, em nome do povo de São Carlos e eu espero que a nossa coreografia tenha uma boa colocação. Ensaiamos bastante para isso. Estamos indo para ganhar”.

Já a jogadora de vôlei e dançarina Laura Seawright Zanatta ressalta a dificuldade de enfrentar o vôlei de Piracicaba. “No vôlei, no ano passado ficamos numa chave bem difícil, estamos numa região onde os times, inclusive o nosso, são muito fortes. Esse ano vamos encarar o Piracicaba que é o campeão do Estado, mas acredito que estamos bem preparadas”, avaliou.

Os atletas de São Carlos vão participar das disputas de coreografia, atletismo, damas, xadrez, natação, bocha, malha, dominó, dança de salão, tênis de campo, tênis de mesa, truco e voleibol adaptado feminino.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Edson Ferraz destaca que a terceira idade merece toda a atenção da Prefeitura de São Carlos, porque são pessoas que trabalharam muito pela cidade. “Hoje, o trabalho da Secretaria de Esportes é estimular a prática das atividades físicas, promover campeonatos, como os Jogos Municipais dos Idosos e apoiar a participação deles em competições pelo Estado. Uma oportunidade de entretenimento, de lazer, de conhecimento e vivencia com outras pessoas de outras cidades. Temos mais de 70 atletas representando a cidade em modalidades individuais e coletivas, isso é de suma importância para o município”, ponderou Ferraz.

O objetivo da competição é valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos dos municípios do Estado de São Paulo. Em São Carlos, as atividades da terceira idade são realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade e secretarias de Cidadania e Assistência Social e de Esportes e Lazer.

Para a presidente interina do Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, Andreia Rosa, o principal objetivo é promover a integração dos idosos com a sociedade. “Além de fazer essa integração, promover uma melhor qualidade de vida por meio do estímulo da atividade física, mental e social, para o Fundo Social é um prazer promover essa atividade. Essa alegria que eles passam para nós nos estimulam a procurar uma vida com mais qualidade”, disse Rosa.

Já a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, diz ser bastante importante a participação dos idosos nas competições. “É uma forma de estimular a qualidade de vida, de proporcionar a socialização, a superação dos desafios e com certeza isso reflete de maneira geral em toda a vida, em relacionamentos, em saúde, é importante apoiar e levar esse pessoal para participar”, destacou a secretária.

Após a disputa dos JORI nas oito Regiões Esportivas, as duas cidades melhor classificadas em cada modalidade disputarão a final estadual do torneio, entre os dias 28 de março e 1º de abril, em Praia Grande.

Share.

About Author

Leave A Reply