Debate “sonífero” da EPTV é marcado por pobreza de propostas e suspense continua

0

 

 

 

Candidatos à Prefeitura de São Carlos participaram de debate na EPTV Central (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

Candidatos à Prefeitura de São Carlos participaram de debate na EPTV Central (Foto: Fabio Rodrigues/G1) 

MARCO ROGÉRIO

Quem conseguiu assistir até o final ao debate da EPTV Central com os candidatos de São Carlos, realizado na noite desta quinta-feira, 29 de setembro, com certeza não dorme fácil. O enfadonho encontro entre cinco prefeituráveis também foi marcado pela falta de propostas originais, poucos ataques e temas já discutidos à exaustão.  O evento político foi tão carente de emoção que o jornalista do G1 que repercutiu o debate, cometeu uma gafe: ao falar do debate, ele escreveu que os candidatos seriam de Araraquara…

O telespectador que ouvia Paulo Altomani (PSDB), Airton Garcia (PSB) e Lineu Navarro (PT), falarem sobre a atual gestão municipal, tinha a impressão de que os três viviam em planetas diferentes. Enquanto Altomani pintava em palavras uma cidade maravilhosa, onde tudo funciona bem e que São Carlos seria uma espécie de antessala do paraíso, ao ouvir Lineu e Airton, tinha certeza de que estaríamos em pleno Armageddon na cidade de Pompéia, pouco antes dela ser destruída por um vulcão.

Exageros à parte por parte dos três candidatos, Walcinyr Bragatto (PV) tentou se apresentar como a “mudança responsável” e Neto Donatto (PMDB) tentava posar de “estadista” e se postar com alguém que tem as grandes propostas. Nas entrelinhas, chamou Altomani de “coronel” e Airton de “super-herói”. Num dos confrontos de perguntas e respostas com Altomani, Neto disse que “não iria cair no joguinho do adversário tucano”. “Estou aqui para apresentar propostas”, como se fosse ele uma espécie de Juscelino Kubtschek  caipira.

Trocando em miúdos, com a exceção de Lineu (que tem a noção que disputar hoje uma eleição pelo PT é o mesmo que entrar numa corrida de 100 metros com uma bola de ferro de 100 quilos presa  ao tornozelo), todos os candidatos posavam de  ganhadores das eleições, como se pudéssemos ter quatro prefeitos eleitos no próximo domingo.

Para relembrar o eleitor, na última pesquisa divulgada pela EPTV, Airton estava em primeiro lugar com 49% das intenções de voto seguido de Altomani com 10%. Apesar da boataria e da conversa de botequim que apontavam disparadas de Netto Donato e Bragatto, ambos, naquele levantamento estavam atrás do atual prefeito.  Assim, o jogo continua até às 18h do próximo domingo, 2 de outubro. Para homenagear o grande Ruy Carlos Cereda, termino com o seu bordão preferido: “quem viver, verá”.

Em tempo: mas nem tudo está perdido. Se o leitor tem problemas para dormir, como eu, deveria ter gravado o debate para combater a insônia! Quem disse que o debate foi, de todo, inútil???

REPERCUSSÃO

Logo após o término do debate, os candidatos à Prefeitura de São Carlos  (SP) concederam entrevista à EPTV na sede da emissora, em São Carlos, na madrugada desta segunda-feira (26).

Airton Garcia (PSB)

“Foi uma avaliação muito positiva, eu agradeço a direção da EPTV que deu esse espaço importantíssimo. A EPTV tem uma audiência incrível em toda a região. E eu procurei aproveitar bem e procurei expor alguns pontos de vista. Queria dizer o seguinte: durante toda a minha campanha fiz uma campanha limpa, eu nunca ataquei ninguém”.

 

Paulo Altomani (PSDB)

“Pouco tempo para mostrar todas as obras que nós fizemos. Acho que deu para esclarecer a população. São Carlos é uma cidade que está no caminho certo, pretende continuar forte e se Deus quiser eu, a Alice, o Claudio, nós vamos continuar servindo e São Carlos vai ser uma cidade cada vez melhor para a gente morar e viver”.

Netto Donato (PMDB)

“Um debate excelente onde eu pude mais uma vez contar e falar sobre as nossas propostas. Realmente a única renovação que existe na política de São Carlos sou eu e vocês sabem disso. É uma nova política, um novo jeito de fazer política. Um jeito de fazer política com ética, transparência e por isso que eu quero fazer junto com vocês a virada no próximo dia 2 de outubro. Vote 15, vote Netto”.

 

Walcinyr Bragatto (PV)

“Muita positiva, quero cumprimentar toda a equipe da EPTV Central porque nós estamos com uma campanha crescente, queremos muito levar uma administração digna, séria, com o passado limpo que nós temos e oferecer um grande serviço à população. Vamos à vitória no domingo”.

Lineu Navarro (PT)

“Foi mais um momento em que pude apresentar minhas propostas, fazendo um diagnóstico do caos em que se encontra a administração política da cidade de São Carlos e fazendo um alerta, inclusive, em relação às propostas que vêm embaladas por verdadeiros lobos em pele de carneiro. Mostrei minha capacidade no crescimento da cidade, alertando desses perigos que podem ocorrer na eleição do próximo domingo”.

Share.

About Author

Leave A Reply