Ciclo de palestras e debates de prevenção ao suicídio lota auditório do Paço Municipal

0

 

 

O auditório do Paço Municipal ficou lotado nesta sexta-feira (29), para um ciclo de palestras e debates no dia de conscientização e prevenção ao suicídio. As atividades foram programadas pela Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Servidores públicos, profissionais especializados e o público em geral puderam acompanhar as atividades que começaram logo às oito e meia da manhã. O prefeito Airton Garcia esteve acompanhado pelos secretários de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Antunes e de Saúde, Caco Colenci, que abriram os trabalhos. Também participaram da abertura os secretários de Serviços Públicos, Mariel Olmo; do Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto; além de diretores e chefes de gabinete, o vereador Azuaite Martins de França representou a Câmara de Vereadores.

A primeira palestra teve o tema “Fatores de Risco para o Suicídio”, ministrada pela médica do CAPS Infantil, Marília Pessali. A profissional apresentou diversas condições que podem levar ao suicídio e maneiras de identificar. Logo em seguida o tema foi “O Suicídio na Infância  e Adolescência”, pela Profª Drª Maria Fernanda Barbosa Cid do Laboratório de Saúde Mental do Departamento de Terapia Ocupacional (UFSCar). A apresentação trouxe a preocupação que deve ser constante com a faixa etária. “É uma fase em que atenção, o estar presente, pode fazer muita diferença”, explicou a palestrante.

Em seguida a médica psiquiatra do CAPS II e do Hospital Universitário, Karina Toledo da Silva apresentou o tema “O Suicídio e a Atenção Hospitalar”.

Os participantes, na sequência, integraram uma discussão com os palestrantes, abordando diversos aspectos dos temas abordados.

A programação, sempre com o auditório cheio, prosseguiu à tarde com o tema “Atitudes na Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio”, ministrada por representantes do CVV, O Centro de Valorização da Vida.

“Cuidado com a Saúde Mental: por que tão importante?”, foi a última palestra,ministrada pela professora do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, Alana de Paiva Gozzi. Os participantes puderam ainda acompanhar mais um debate com os palestrantes da tarde antes do encerramento

Share.

About Author

Leave A Reply