Centro de Atendimento de Infecções Crônicas intensifica oferecimento de testes para Hepatite C

0

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), seguindo determinações do Programa Estadual de Hepatites Virais – CVE -CCD- SES-SP está intensificando o oferecimento de testagem para Hepatite C com foco nos maiores de 40 anos. Nos casos positivos os profissionais do CAIC farão o encaminhamento para realização de exames complementares e tratamento.

A Hepatite C é uma doença contagiosa que evolui para a fase crônica em 80% dos casos, com 20% de chance de evoluir para cirrose hepática, destes, até 5% de chance para câncer no fígado. Não existe vacina para a doença e a prevenção é feita evitando possíveis meios de transmissão, como sexo desprotegido e compartilhamento de materiais perfurocortantes. Pessoas que receberam transfusão ou foram submetidas a cirurgias antes de 1993 devem ser testadas.

O grande desafio, principalmente nessa população, é o diagnóstico da doença. Por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que têm o vírus. Por isso a recomendação de realização do teste para Hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe a eliminação da Hepatite C até 2030, através da interrupção de sua transmissão, por meio de tratamento seguro e efetivo. Hoje em todo mundo estima-se de 6 a 10 milhões de portadores da Hepatite C não diagnosticados e sem acesso ao tratamento. Em São Carlos, o CAIC calcula que cerca mil pessoas têm o vírus da Hepatite C, sem saber.

Várias atividades acontecerão no Estado de São Paulo por meio do Programa Estadual de Hepatites Virais. Em São Carlos o teste será oferecido na quarta-feira, dia 25 de julho, das 8h às 15h, na Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizada na rua São Sebastião, 2828, na Vila Nery. Na sexta-feira, dia 27 de julho, também das 8h às 15h, os testes estarão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Vila São José, da Vila Isabel, do Cidade Aracy, da Redenção e na UBS do Santa Felícia.

O Centro de Atendimento de Infecções Crônicas faz testes rápidos tanto para Hepatite C como para HIV e Sífilis durante o ano todo. O CAIC está localizado na rua 7 de Setembro, 2.277, no centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3419-8240.

Share.

About Author

Leave A Reply