Casa do Boconote e Queijo Caseirinho representaram São Carlos no festival gastronômico de São Paulo

0

 

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, através do Departamento de Fomento ao Turismo, participou da edição 2017 da Semana da Mesa SP, que aconteceu de 26 a 29 de outubro, no Memorial da América Latina, na capital paulista. A Semana Mesa SP é o maior evento do setor da América Latina, e reuniu cerca de 100 mil pessoas. A edição trouxe chefs renomados para atuarem em workshops, degustações, jantares, exposições e outras atividades.

No Projeto Sabor de São Paulo, São Carlos apresentou a Casa do Boconote (bolacha de nata e o cabeça de nega), e o Caseirinho Queijo Artesanal, premiado pelo terceiro ano consecutivo como melhor queijo do país.

Durante o evento, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto e o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Daniel Moreira, se reuniram com o secretário de Estado de Turismo, Fabrício Cobra Arbex, para alinhar uma agenda para tratar da adesão de São Carlos ao Programa Município de Interesse Turístico (MIT) e outros programas do Governo do Estado. Houve ainda, contato com representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação para pleitear, para São Carlos, novos cursos do programa Via Rápida Emprego na grade de 2018 do Governo do Estado de São Paulo.

Daniel Moreira, diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, explicou que o município foi convidado pela Secretaria Estadual de Turismo para participar do maior evento de gastronomia da América Latina, por conta das premiações anteriores na área de gastronomia. “Foi importante São Carlos estar lá marcando presença no evento que é a meca da gastronomia, um evento técnico, aberto ao público, com rico contexto. A gastronomia é algo que tem que ser muito bem trabalhado e desenvolvido. Em São Carlos nós temos eventos interessantes como o “Saia para Jantar”, com o apoio da Prefeitura, que ocorre neste mês. A gastronomia é uma área que fomenta a atividade turística e São Carlos precisa estar representada nos principais eventos do meio”, disse Moreira.

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, ressalta que participar da Semana Mesa SP é uma ação extremamente importante para divulgar a gastronomia da cidade. Bragatto ressaltou que os representantes de São Carlos (Casa do Boconote e Queijo Caseirinho), foram selecionados pelo Programa Sabor de São Paulo, do Governo do Estado, para representar o município no evento.

Bragatto enfatiza que a sua pasta está trabalhando para que a área de gastronomia seja efetiva no município. “Temos um potencial fantástico, queremos fazer cursos de formação profissional porque estamos olhando adiante, não são apenas cursos que oferecerão oportunidades, queremos transformar São Carlos num polo importante na área de gastronomia, o trabalho está sendo preparado”, disse o secretário.

Na sexta-feira (27/10) o principal estande visitado pelo secretário Estadual de Turismo foi à Casa de Boconote, um reflexo positivo da colocação de São Carlos em todas as frentes do trade (cenário), de Turismo.

“Queremos trabalhar de forma organizada e sistematizada o crescimento de São Carlos na área de gastronomia e sermos uma referência regional, além de todos os atrativos que a cidade já possui nas áreas de tecnologia, ecologia, fazendas históricas, gerando mais empregos e oportunidades de vida para as pessoas”, finalizou Bragatto.

Share.

About Author

Leave A Reply