Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa no dia 4 de agosto

0

 

O Ministério da Saúde já definiu a data da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em 2018. Em todo o país a vacinação será realizada de 4 a 31 de agosto para crianças entre 1 e 4 anos de idade.

O Governo Federal reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos. Também serão realizados dois dia “D”, no sábado, dia 4 de agosto e no dia 18 de agosto.

“Participei da reunião na regional de Araraquara e durante a próxima semana estaremos organizando o esquema vacinal em São Carlos. Já sabemos que esse ano teremos dois sábados de vacinação, o chamado dia “D”, um no dia 4, primeiro dia da campanha e outro no dia 18. Normamente nesses dias as nossas unidades, mesmo sendo sábado, trabalham das 8h às 17h, além disso, ainda vamos analisar a necessidade de postos extras”, explica Kátia Spiller, chefe da Vigilância Epidemiológica.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Por isso é fundamental a manutenção das elevadas coberturas vacinais, acima de 95%.  Embora o Brasil esteja livre da paralisia infantil desde 1990 é fundamental a continuidade da vacinação para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite no país. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, três países ainda são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

Share.

About Author

Leave A Reply