CAIC vai realizar testes rápidos para diagnóstico da Hepatite C na FESC e no Hospital Universitário

0

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), seguindo determinações do Programa Estadual de Hepatites Virais, de intensificar o oferecimento de testes rápidos para Hepatite C com foco nos maiores de 40 anos, vai realizar duas agendas externas para testagem durante o mês de julho.

No dia 25 de julho, das 8h às 15h, a equipe estará disponibilizando o testes rápidos na Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizada na rua São Sebastião, 2828, na Vila Nery. Na sexta-feira, dia 27 de julho, também das 8h às 15h, os testes estarão sendo realizados no Hospital Universitário (HU) e também serão intensificado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Vila São José, da Vila Isabel, do Cidade Aracy, da Redenção e do Santa Felícia.

A Hepatite C é uma doença contagiosa que evolui para a fase crônica em 80% dos casos, com 20% de chance de evoluir para cirrose hepática, destes, até 5% de chance para câncer no fígado. Não existe vacina para a doença e a prevenção é feita evitando possíveis meios de transmissão, como sexo desprotegido e compartilhamento de materiais perfurocortantes. Pessoas que receberam transfusão ou foram submetidas a cirurgias antes de 1993 devem ser testadas.

“O grande desafio, principalmente nessa população, é o diagnóstico da doença. Por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que têm o vírus. Por isso a recomendação de realização do teste para Hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente”, recomenda Fabiana Sayuri Tanikawa, coordenadora do CAIC.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe a eliminação da Hepatite C até 2030, através da interrupção de sua transmissão, por meio de tratamento seguro e efetivo. Hoje em todo mundo estima-se de 6 a 10 milhões de portadores da Hepatite C não diagnosticados e sem acesso ao tratamento. Em São Carlos, o CAIC calcula que cerca mil pessoas têm o vírus da Hepatite C, sem saber.

O Centro de Atendimento de Infecções Crônicas faz testes rápidos tanto para Hepatite C como para HIV e Sífilis durante o ano todo. O CAIC está localizado na rua 7 de Setembro, 2.277, no centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O agendamento de testes pode ser realizado pelo telefone (16) 3419-8240.

Share.

About Author

Leave A Reply