Área Azul implementa melhorias aos usuários de São Carlos

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A Estapar e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de São Carlos, anunciaram nesta segunda-feira (30), em coletiva à imprensa no Paço Municipal, o novo projeto de modernização tecnológica e operacional da Área Azul Digital, que consiste na implantação de teclados alfanuméricos nos terminais de autoatendimento e o monitoramento de vagas por veículos com câmeras.

“São Carlos tem a partir de agora, um estacionamento rotativo pago que é um dos mais modernos do mundo. As mudanças e melhorias serão implantadas para facilitar o estacionamento no centro da cidade”, afirmou o secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz.

Este formato de gerenciamento faz parte das melhorias anunciadas anteriormente na renovação do contrato entre a Prefeitura de São Carlos e a concessionária da Área Azul, Estapar.

“Com este novo projeto, São Carlos entra para a lista das mais modernas do mundo no gerenciamento e controle das vagas do rotativo. Esse investimento em tecnologia trará ainda maior eficiência no controle do sistema para o usuário e Poder Público”, destaca Adelcio Antonini, diretor da Estapar.

A prioridade inicial será a orientação e o esclarecimento de dúvidas dos usuários. Durante o mês de novembro, agentes da Estapar atuarão nas ruas com o objetivo de informar e explicar o novo sistema de fiscalização. Importante destacar que nenhuma regra do sistema rotativo atual sofrerá alterações.

A primeira inovação será a implantação de teclados alfanuméricos nos 66 parquímetros da cidade. Para os donos de veículos, a novidade é que não será mais necessário expor o tíquete da Área Azul no painel do carro. Por ser online, ao fazer o registro da placa nos parquímetros, o uso do tíquete com a comprovação de pagamento é totalmente dispensável, porque o próprio agente, ao consultar online a placa do veículo, terá acesso a todas as informações referentes ao pagamento e horário de início de utilização do estacionamento.

A implantação dos novos teclados tem a finalidade de melhorar a gestão das vagas e controle de horários, sendo mais um instrumento em que o motorista poderá utilizar na Área Azul.

Para emitir o tíquete a partir de agora, o usuário deve seguir o seguinte passo a passo: Para iniciar a operação, toque no botão azul; toque no botão verde, digite a placa completa do veículo (letras e números) e confirme duas vezes no teclado; insira as moedas ou cartão recarregável para pagar a tarifa e na sequência, aperte o botão verde para confirmar e retire o tíquete.

Para garantir a rotatividade eficaz na ocupação das vagas, facilitando a vida dos motoristas, a companhia disponibiliza ainda outros recursos como, por exemplo, o sistema de pagamentos por smartphones (pelo app Vaga Inteligente, desenvolvido pela empresa). O aplicativo está disponível para sistemas iOS e Android. É o jeito mais fácil de utilizar a Área Azul.
Além da fiscalização pelos agentes, o monitoramento das vagas a partir de agora também contará com o apoio de veículo que circulará pelas ruas da região central da cidade. Com cinco câmeras, GPS e leitor de placas, o veículo identificará as placas dos automóveis estacionados na Área Azul e registrará imagens, que serão enviadas para a central de monitoramento da Estapar e para o sistema da Secretaria de Transporte e Trânsito. O novo recurso identificará, por exemplo, veículos que foram notificados para pagamento da tarifa, por usarem a mesma vaga por mais de duas horas.

Também será possível enviar os dados dos veículos nos estacionamentos rotativos à Polícia Militar e demais órgãos de segurança do município, que poderão detectar carros furtados por meio da leitura da placa do veículo pela tecnologia OCR (sigla em inglês de Reconhecimento Óptico de Caracteres). “É mais um instrumento que ajudará muito a fiscalização na Área Azul, proporcionando maior segurança e conforto para clientes e comerciantes destes locais”, observa o executivo.

Com esse controle mais rigoroso, o usuário será incentivado a respeitar as regras do estacionamento rotativo para evitar as multas – que são de responsabilidade do Poder Público – e contribuir para o uso democrático das vagas.

Pelo aplicativo Vaga Inteligente, os motoristas têm diversas facilidades ao acessar a Área Azul de São Carlos: Comprar, renovar e regularizar o tíquete; pagar as horas de estacionamento com cartão de crédito; controlar as transações dos últimos 180 dias (extrato, tíquetes emitidos e regularizações efetuadas); comprar tíquetes apenas pelo período permitido e programar um alerta no aplicativo para ser avisado minutos antes do vencimento do seu tíquete. Caso ainda seja possível, o motorista consegue renovar o uso da vaga pelo app e localizar onde o veículo foi estacionado na Área Azul por meio do GPS.

Para o prefeito Airton Garcia, toda a ampliação da área azul será discutida com a população. “Estamos ampliando a área azul para locais onde a população tem dificuldade em estacionar. São locais que já passaram por estudos e tiveram o consentimento do comércio local. E todas as ampliações serão estudadas e discutidas com os moradores e comerciantes, não sou eu quem decide e sim a população local. Hoje, a empresa está modernizando o sistema com o objetivo de facilitar a vida de quem vai estacionar”, disse o prefeito.

Para a ACISC (Associação Comercial de São Carlos) melhorar o sistema de estacionamento é fundamental para o fomento ao comércio. “A ACISC está trabalhando junto com a Prefeitura e a empresa há alguns meses. Nesse momento, estamos discutindo com a empresa a possibilidade de o comerciante ter um pacote de estacionamento, com desconto, para que o esse comerciante ofereça a área azul para seu cliente. Isso é mais um atrativo. Para nós, essas melhorias são muito benéficas para o comércio e para a cidade de São Carlos”, disse José Fernando Domingues, presidente da ACISC.

São Carlos conta com o total de 2.172 vagas, das quais: 1.407 para carros; 637 para motos, 95 especiais para idosos e deficientes e 6 na área de carga e descarga.

Em caso de dúvidas, agentes da Estapar prestarão toda a orientação necessária aos motoristas. O usuário pode ainda entrar em contato pelo telefone (16) 3307-6855 ou ir até a Central de Atendimento que fica na rua Major José Inácio, nº 1.958, no centro

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