Apresentações de Taikô, Kendô e Karate marcam o início do Mês das Artes Marciais

0

 

 A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer abriu oficialmente no último sábado (9), na Praça do Mercado Municipal, a programação do Mês das Artes Marciais, lei sancionada pelo município de autoria do vereador Roselei Françoso.

A programação começou com a apresentação do grupo musical de Taikô, instrumento de percussão tocado com o uso de uma baqueta, que exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório, o que empolgou o público.

Depois foi a vez do Kendô, arte marcial japonesa, uma espécie de esgrima em que os adversários usam espadas de bambu e estão protegidos por uma armadura composta de capacete (semelhante ao da esgrima) e peitilho rígido. O sensei (mestre) responsável é Yashiro Yamamoto, 4º Dan e presidente fundador da Associação São Carlos de Kendô. Ele já atuou em diversas esferas administrativas do Kendô no Brasil e América Latina, destacando-se a vice-presidência das Confederações Sul-Americana, Latino-Americana e Brasileira de Kendô.

A terceira atração ficou por conta dos alunos de Karate do professor Adriano Wada, técnico que faz parte da comissão técnica da seleção brasileira. O Karate é uma arte marcial desenvolvida nas ilhas de Ryukyu que é agora Okinawa, Japão. Ela se desenvolveu a partir das artes marciais indígenas das Ilhas Ryukyu, sob a influência de artes marciais chinesas, particularmente Fujian White Crane. O público também pode conhecer o significado das cores das faixas: faixa Branca (Shiro Obi) sem graduação (Mu Kyu); faixa Amarela (Kiiro Obi) 6º Kyu (Rokku Kyu); faixa Vermelha (Aka Obi) 5º Kyu (Go Kyu); faixa Laranja (Daidaiiro obi) 4º Kyu (Yon Kyu); faixa Verde (Midori Obi) 3º Kyu (Sankyu); faixa Roxa ou Violeta (Murasaki Obi) 2º Kyu (Nikyu); faixa Marrom (Chairo Obi) 1º Kyu (Ichi Kyu) e Faixa Preta (Kuro Obi) 1º Dan (Sho Dan), é a faixa dajunção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada. A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade.

O secretário de Esportes e Lazer, juntamente com o diretor de Fomento ao Lazer, Marcos Amaro, e dos vereadores João Muller e Marquinho Amaral, fez a abertura oficial do Mês das Artes Marciais. “É importante incentivar o esporte e as artes marciais são esportes que necessitam de responsabilidade e de dedicação dos atletas. São esportes que possuem muitas regras e exige muita disciplina. Além dos benefícios físicos, já está comprovado que o esporte traz inúmeros benefícios psicológicos, estimulando a capacidade de concentração, o controle emocional, o autoconhecimento, o aprendizado com as vitórias e derrotas e principalmente o desenvolvimento do espírito de competitividade sadio”, ressaltou Edson Ferraz.

No próximo sábado (16), também das 9h às 12h, na Praça do Mercado Municipal, terá novamente apresentação Karate, além de Judô e Jiu-Jítso. No sábado (23) será a vez do Kung Fu; da Capoterapia e do Taekwondo. No último fim de semana de junho, dia 30, encerramento das atividades com apresentação dos atletas da Luta Olímpica, Boxe e Muay Thai.

Share.

About Author

Leave A Reply