São Carlos reúne 12 países para discutir recursos hídricos

0

 

 

O prefeito Airton Garcia, acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Giuliano Cardinali, participou no último sábado (2), no Hotel Nacional Inn, da abertura do evento realizado pelo Instituto Internacional de Ecologia (IIE), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que reunirá durante 15 dias em São Carlos estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado de 17 países para discutir a questão dos recursos.

Os estudos fazem parte da Escola Superior em Gestão Integrada de Recursos Hídricos de São Paulo, com participação da Academia Brasileira de Ciências. O Profº Drº José Galizia Tundisi, presidente do IIE e atual secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, fez a abertura oficial dos trabalhos, agradecendo em vários idiomas a participação de todos os inscritos de todos os continentes. “Os 100 alunos selecionados participarão de 5 cursos e conferências com especialistas em recursos hídricos de universidades e institutos renomados de 12 países, como Brasil, Colômbia, Venezuela, Polônia, México, França, Nicarágua, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Chile, Jordânia e Zimbábue. Dentro os temas propostos estão o uso da água na produção de alimentos e o reuso. Entendemos que a escassez de água não é resultado das mudanças climáticas, mas do uso excessivo para diferentes finalidades, por isso a importância dessa discussão”, concluiu o pesquisador.

Para o prefeito a cidade tem condições para sediar eventos internacionais nas mais diversas áreas. “São todos bem vindos, nossa cidade tem duas das mais importantes universidades do país, além de instituições como Embrapa e institutos de pesquisas, por isso é honra receber pesquisadores e estudantes de tantos países em São Carlos para discutir recursos hídricos, tema que interessa ao mundo todo”, afirmou Airton Garcia.

As aulas práticas dos cursos serão realizadas nas represas do Lobo (Broa) e de Barra Bonita, com atividades que incluirão desde a base à gestão dos recursos hídricos.

Também participaram da abertura do evento os secretários Paulo Wilhelm (Infância e Juventude), José Paulo Gomes (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), Deonir Tofollo (Agricultura e Abastecimento), Walcinyr Bragatto (Trabalho, Emprego e Renda), Edson Ferraz (Esportes e Lazer), Helena Antunes (Administração e Gestão de Pessoal) e Glaziela Solfa (Cidadania e Assistência Social).

Share.

About Author

Leave A Reply