110 alunos receberam certificados de conclusão de curso da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda

0

 

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, entregou na sexta-feira (27), no Centro Público de Economia Solidária e na segunda-feira (30), no auditório do Paço Municipal, os certificados para 110 alunos que concluíram os cursos de auxiliar de cozinha industrial e pintor predial.

A capacitação foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, através do Programa Via Rápida Emprego com aulas ministradas sob a coordenação do Centro Paula Souza. Prestigiaram as solenidades os secretários municipais Walcinyr Bragatto, de Trabalho, Emprego e Renda, Glaziela Solfa, de Cidadania e Assistência Social, Aparecido Sedi Moriwaki, diretor da ETEC Paulino Botelho, Cássia Regina Azevedo, do Centro Paula Souza, Pedro Lopes, representando o vereador Azuaite Martins, as professoras Talita Próspero, Bruna Squassoni, os orientadores técnicos Itamar Portiolli de Oliveira e Eliseu Misko Filho, Gilberto Lourenço da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC), além de chefes de gabinete e diretores de departamento de secretarias municipais, facilitadores e familiares.

O curso de auxiliar de cozinha industrial teve início no dia 27 de setembro na unidade móvel (carreta) do Via Rápida Emprego, estacionada na Praça do Mercado Municipal e que se transformou em sala de aula para 60 alunos, com aulas de manhã, tarde e noite. Já o curso de pintor predial teve início em 11 de setembro nas dependências do Centro Público de Produção de Economia Solidária de São Carlos “Rosa Sundermann”, localizado no Santa Felícia, com carga horária de 100 horas/aula, com aulas teóricas e práticas em dois períodos com duas turmas de 25 alunos. A capacitação teve como objetivo a qualificação de mão de obra para a geração de emprego e renda para as pessoas que pretendem trabalhar neste segmento ou até mesmo abrir seu próprio negócio.

Aparecido Sedi Moriwaki, diretor da ETEC Paulino Botelho Aparecido agradeceu em nome do secretário Walcinyr Bragatto a Prefeitura de São Carlos pelo empenho que viabilizou a vinda da carreta do Programa Via Rápida Emprego. “É uma forma de a gente poder qualificar as pessoas para concorrer as vagas oferecidas pelo mercado de trabalho. O Centro Paula Souza junto como Programa Via Rápida do Governo do Estado está proporcionando a capacitação dos alunos com professores que ministram aulas em vários cursos, esperamos em 2018 continuar a parceria para que mais gente possa ser capacitada”, disse Moriwaki.

O secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, ressaltou que a formação profissional hoje é o grande diferencial para que a pessoa possa ter qualificação e estar preparada para funções exigidas pelo mercado de trabalho. “Estamos trabalhando muito na formação profissional, oferecendo cursos gratuitos para a população, ficamos felizes com mais essa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, através do vice-governador Márcio França e com a ETEC Paulino Botelho de São Carlos que disponibiliza profissionais para ministrar os cursos. Tenho muita disposição para ampliar esse trabalho. Formamos muitas pessoas neste ano em diferentes cursos e já preparamos as solicitações para a grade de cursos que está sendo formada para 2018, porque vamos ampliar a oferta de cursos e oferecer melhores condições de trabalho para as pessoas”, finalizou Bragatto.

Share.

About Author

Leave A Reply